A equipe do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) percorreu mais de 20 pontos no domingo de Carnaval para realizar a limpeza dos resíduos descartados durante a folia. Foram 4,7 toneladas de lixo recolhidas pelos 336 garis que se distribuíram pelas regiões administrativas do DF. A maior concentração de descarte foi no Plano Piloto, com cerca de 1,6 tonelada de resíduos gerados e recolhidos pelas equipes.
“Em 2023, o DF teve o Carnaval mais limpo de todos os tempos. Foi um resultado que nos encheu de orgulho e que mostrou o compromisso da população e dos blocos com a limpeza e a preservação do meio ambiente. Por isso, convidamos os blocos a se conscientizarem para manter este feito também neste ano”, afirmou o presidente do SLU, Silvio Vieira.
Durante toda a folia no DF, mais de 5 mil garis trabalham na varrição e catação dos resíduos, com o apoio de aproximadamente 500 equipamentos. Também foram instalados 40 papa-recicláveis em pontos estratégicos da cidade e mais de 21 mil lixeiras em todas as regiões administrativas.
Carnaval referência
Leia também
Folia sustentável alia diversão e cuidados com meio ambiente
DF vai premiar os dez blocos de rua mais limpos da folia
As festas de 2023 foram consideradas as mais limpas da série histórica do DF em relação à quantidade de resíduos recolhidos. Em cinco dias, o SLU retirou cerca de 26,6 toneladas de resíduos nas áreas do Plano Piloto e em Ceilândia, Taguatinga, Águas Claras, Brazlândia e Estrutural.
Em 2019, houve a coleta de 49,7 toneladas, e, em 2018, de 82 toneladas. Ano passado, a força-tarefa de limpeza contou com 1.167 garis, além de 20 fiscais por dia e 38 veículos para ações de limpeza e fiscalização. Foram utilizados mais de 8,4 mil sacos de lixo.
The post Garis recolhem mais de 4 toneladas de lixo nos blocos de domingo appeared first on Agência Brasília.