O Conselho Curador de Cultura da Câmara Legislativa do Distrito Federal, em colaboração com a Embaixada da Croácia, abre nesta terça-feira (19), às 19h, a exposição “Downtown Zagreb: 150 anos de Arquitetura”.
A curadoria, composta por especialistas do Instituto de História da Arte de Zagreb, destaca o patrimônio urbano da cidade, revelando obras que vão desde a Academia Croata de Ciências e Artes (1880) até o moderno MET Hotel (2023).
Inspirada por movimentos arquitetônicos europeus, Zagreb transformou-se ao longo de 150 anos, com contribuições de nomes como Herman Bollé e o escritório Höngsberg & Deutsch, que introduziram estilos como o Historicismo e o Art Nouveau.
Já no início do século XX, arquitetos como Rudolf Lubynski e Viktor Kovačić deram início a uma modernização que avançou nas décadas de 1920 e 1930.
Após a Segunda Guerra Mundial, a arquitetura moderna croata ganhou relevância com Drago Galić e Ivan Vitić, sendo sucedida por novas propostas nas décadas de 1970 e 1980, com destaque para Milan Šosterič e Ines Filipović.
A exposição oferece uma imersão única na rica história arquitetônica de Zagreb e suas transformações estilísticas.