Vigilância Sanitária apreende 39 toneladas de alimentos e retira medicamentos irregulares de circulação no DF em 2025

A Vigilância Sanitária do Distrito Federal apreendeu, ao longo de 2025, cerca de 39 toneladas de alimentos, 23,6 mil litros de bebidas irregulares e 10,8 toneladas de fármacos, produtos de limpeza e cosméticos fora das normas sanitárias.

De acordo com a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), foram realizadas aproximadamente 50 mil fiscalizações em estabelecimentos industriais, comerciais e prestadores de serviço. Como resultado das irregularidades encontradas, a Vigilância instaurou cerca de 2 mil processos administrativos sanitários e determinou 478 interdições, totais ou parciais.

A última grande operação do ano ocorreu em 23 de dezembro, na Feira dos Importados de Brasília, com foco no combate à comercialização clandestina de medicamentos de uso controlado. Na ação, realizada em conjunto com a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), foram apreendidas unidades de tirzepatida vendidas em desacordo com a legislação sanitária.

Segundo a pasta, entre as principais irregularidades identificadas estão armazenamento inadequado, importação sem comprovação de procedência e orientação indevida sobre aplicação e uso dos medicamentos.

No setor de bebidas, a Vigilância intensificou as ações de fiscalização ao longo do ano, com mais de 5,3 mil estabelecimentos vistoriados. Desse total, 201 foram autuados por diferentes tipos de infrações.

“Atuamos silenciosamente, mas de forma incansável, para garantir que os alimentos que consumimos sejam seguros, que os medicamentos que utilizamos sejam eficazes e que os serviços de saúde nos atendam com qualidade e segurança”, afirmou a diretora da Vigilância Sanitária do DF, Márcia Olivé.

Além de alimentos e bebidas, os agentes atuam na inspeção de serviços e produtos em hospitais, lanchonetes, restaurantes, hotéis, motéis, clínicas e estúdios de tatuagem e piercing, avaliando profissionais, procedimentos e estruturas. Em 2025, também foram atendidas cerca de 4 mil denúncias e reclamações.

A população pode solicitar ações de fiscalização pelos canais da ouvidoria do Governo do Distrito Federal (GDF): pela internet, pelo telefone 162 ou presencialmente.

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Últimas Notícias
Categories

Assine para receber notícias

Cadastre seu email e receba todos os dias as nossas notícias em primeira mão.

plugins premium WordPress