Neste domingo (25), às 10h30, será realizada a implosão do antigo edifício Torre Palace Hotel, no Setor Hoteleiro Norte, em Brasília.
A operação, que inicia às 6h e deve se estender até as 18h, pode gerar uma intensa nuvem de poeira contaminada por excrementos de pombos e morcegos, elevando os riscos de transmissão de zoonoses fúngicas como histoplasmose e criptococose.
A Gerência de Vigilância Ambiental de Zoonoses (Gvaz), da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), emitiu uma nota técnica preventiva alertando especialmente para grupos vulneráveis, incluindo pessoas imunossuprimidas, portadores de HIV, idosos, gestantes, crianças, transplantados e pacientes em terapias imunossupressoras.
A inalação de partículas finas suspensas no ar é o principal vetor de preocupação, pois pode expor a população a microrganismos presentes no local da demolição.
Entre as recomendações, a população em geral deve evitar as proximidades do local durante e após a implosão, utilizando máscaras respiratórias PFF2 ou N95 para quem precisar circular pela área. Comércios, repartições e residências próximas devem manter portas e janelas fechadas. Atividades ao ar livre na região devem ser evitadas pelas próximas 24 a 72 horas, com ênfase total na restrição para os grupos de risco.
Com informações da Agência Brasília



