A busca por soluções sustentáveis e regularização fundiária foi o foco da abertura do 5º Workshop de Urbanização do Jardim Botânico, realizada nesta terça-feira (26) no Centro de Práticas Sustentáveis (CPS), no Jardim Mangueiral. O evento, promovido pelo Movimento Comunitário Jardim Botânico (MCJB), segue até quinta-feira (28) reunindo moradores, autoridades do governo e especialistas em meio ambiente e urbanismo.
A palestra de abertura foi conduzida por Rôney Nemer, presidente do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), que abordou os desafios e oportunidades do urbanismo sustentável no Distrito Federal. “O Brasília Ambiental é totalmente favorável ao desenvolvimento, desde que ele seja sustentável”, afirmou Nemer, destacando o apoio da autarquia à regularização dos condomínios da região com responsabilidade ambiental.
A vice-governadora do DF, Celina Leão, também esteve presente e reforçou a importância de conciliar preservação com segurança jurídica: “A regularização com a preservação ambiental é segurança em dose dupla: de um futuro sustentável para nossas crianças e adolescentes, além da segurança jurídica da posse do imóvel.”
A região do Jardim Botânico convive há anos com questões relacionadas à irregularidade fundiária, mas tem avançado em processos de regularização, com suporte técnico do Brasília Ambiental. A autarquia atua oferecendo orientações e promovendo ações de preservação do Cerrado, bioma predominante na área.
Durante os três dias de evento, estão programadas palestras, debates e atendimentos à comunidade, com foco em esclarecimentos sobre infraestrutura, urbanização e licenciamento ambiental. O objetivo, segundo os organizadores, é promover o engajamento da população em todas as fases do processo de desenvolvimento da região.
A mesa de abertura contou com a participação de representantes de diversas pastas do governo, incluindo Maurício Canovas (Secretaria de Obras), Luciana Carvalho (Secretaria de Meio Ambiente), Rejane Pieratti (Secretaria de Governo), Fábio Cardoso (DER), Daniel Rito (Seduh), Eleandra Martins (Associação Amigos do Jardim Mangueiral), Aderivaldo Cardoso (Administração Regional do Jardim Botânico) e Rose Marques, presidente do MCJB e idealizadora do evento.
Com o tema central voltado ao urbanismo sustentável, o workshop reforça a importância da participação comunitária na construção de soluções conjuntas para os desafios urbanos do Distrito Federal.