Nascido e criado no Gama, Israel Pereira Souza começou a frequentar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Gama em 2024, quando sentiu fortes dores no peito e na perna, além de falta de ar. “Fui muito bem atendido, o pessoal sempre me trata muito bem. Nota dez”, avalia. Para ele, a unidade trouxe facilidade e conforto à comunidade.
O atendimento de Israel integra a estatística de mais de 535 mil atendimentos realizados pela UPA do Gama em seus quatro anos de funcionamento. Inaugurada em 27 de outubro de 2021 e administrada pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), a unidade realizou mais de 80 mil atendimentos apenas em 2025.
O gerente da UPA, Flávio Oliveira Amorim, destaca o compromisso da unidade com um atendimento acolhedor e humanizado. “Com protocolos bem definidos, empenho diário dos profissionais e apoio das equipes terceirizadas parceiras, garantimos um serviço de urgência com qualidade, agilidade e escuta ativa, em sintonia com as necessidades da comunidade”, afirma.
O técnico de enfermagem Davi Cordeiro de Azevedo, um dos cerca de 160 colaboradores do IgesDF na unidade, ressalta que o foco vai além do tratamento clínico: “O foco não é apenas tratar, mas também acolher e escutar, o que faz toda a diferença no atendimento de urgência e emergência”. A equipe ainda conta com 50 terceirizados, que colaboram para manter a qualidade e o acolhimento.
A radiologista Marilia Soares, presente desde a inauguração, complementa: “Estamos sempre juntos, acolhendo o paciente e os colaboradores. Trabalhamos em equipe — radiologia, médicos, enfermagem e coordenação — sempre para dar o melhor”.
Com atendimento 24 horas por dia, a UPA do Gama possui capacidade para atender 4.266 pessoas por mês. A estrutura inclui dois leitos na sala vermelha, sete na sala amarela e 10 poltronas na sala verde para medicação, inalação e reidratação. Além do atendimento clínico, são realizados exames laboratoriais, radiológicos e administração de medicamentos.
Teleconsulta agiliza atendimentos
Desde maio deste ano, a unidade implantou o teleatendimento, destinado a casos de menor gravidade (classificados como verdes), que muitas vezes enfrentam longas esperas. O paciente é atendido em sala equipada com câmera, microfone e sistema eletrônico, podendo realizar exames, receber prescrições, atestados e, se necessário, ser encaminhado para atendimento presencial.
Desde a implantação, foram realizados 2.204 teleatendimentos, com recorde de 625 consultas em junho, apresentando alta adesão de 59,21%, contribuindo para maior resolutividade, otimização do fluxo assistencial e redução da sobrecarga das equipes presenciais.
Flávio Amorim projeta um futuro ainda mais eficiente para a UPA: “Seguiremos trabalhando com dedicação total, reduzindo tempos de espera, aumentando a resolubilidade e mantendo índices de satisfação cada vez mais altos. Cada atendimento reafirma nosso compromisso de cuidar com excelência do povo do Gama”.
Com informações do IgesDF



