O transporte público no Distrito Federal será gratuito neste sábado (30) devido ao evento religioso Desperta Brasil, que ocorrerá na Arena BRB Mané Garrincha. A medida, autorizada pelo governador Ibaneis Rocha por meio de decreto publicado em edição extra do Diário Oficial do DF na terça-feira (26), inclui ônibus e Metrô.
A gratuidade integra o programa Vai de Graça, regulamentado pelo Decreto nº 46.924, de 28 de fevereiro de 2025. Originalmente criado para isentar tarifas aos domingos e feriados, o programa agora será ampliado pontualmente para este sábado. Segundo o Governo do DF, desde sua criação, o programa já contabilizou 17,5 milhões de acessos.
O evento Desperta Brasil está programado para começar às 15h30 do sábado (30) e se estenderá até as 8h30 do domingo (31). A expectativa é de que aproximadamente 80 mil pessoas participem.
Para atender a essa demanda, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) determinou o reforço na operação dos ônibus. O número de viagens será ajustado conforme a necessidade ao longo do dia e da madrugada.
De acordo com o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, a ampliação temporária do Vai de Graça representa não apenas um alívio financeiro para a população, mas também estimula o uso dos espaços públicos e o comércio local. “O volume de acessos ao transporte público coletivo do DF aos domingos e feriados está em cerca de 455 mil viagens, e a Semob faz monitoramento constante e realiza as intervenções periódicas para aperfeiçoar o serviço à população”, afirmou o secretário.
O evento católico deve causar impacto na mobilidade da região central de Brasília, e a recomendação é que os participantes priorizem o uso do transporte coletivo, aproveitando a gratuidade excepcional no sábado.