Dois trabalhos técnico-científicos desenvolvidos por servidores da Secretaria de Economia (Seec-DF) foram destaques no XIV Congresso Consad de Administração Pública, realizado em Brasília até esta quinta-feira (28). O evento anual é um dos principais espaços de debate sobre inovação e modernização na gestão estadual.
O primeiro artigo, de quatro servidores da Secretaria-Executiva de Gestão da Estratégia (SGE), é intitulado Governança e avaliação de parcerias com OSCs: lições da Plataforma Eletrônica Parcerias GDF MROSC para transparência, eficiência e efetividade no setor público. O estudo analisou a implementação, as funcionalidades e os impactos da plataforma na gestão das parcerias firmadas entre o Distrito Federal e as organizações da sociedade civil. “Tal propósito foi plenamente atingido”, explica Ana Cláudia Teixeira Pires, responsável pela unidade gestora da SGE.
Essa experiência, segundo Ana Cláudia, representa um marco na modernização da gestão pública voltada às relações com as OSCs. “O processo, caracterizado por forte articulação interinstitucional, especialmente com o Tribunal de Contas do DF, resultou em uma solução digital inovadora, alicerçada nos princípios da transparência, eficiência, economicidade e rastreabilidade”, escreveram os servidores no estudo.
A iniciativa, ressaltam eles, demonstra que o uso de tecnologias da informação pode qualificar o ciclo das parcerias, desde o planejamento até a prestação de contas. Além de Ana Cláudia, assinam o trabalho Ailton Bispo dos Santos Junior, Henrique Teixeira Sichinel e Zenon José da Silva Júnior.
“Os dois artigos produzidos por servidores da Seec estão concorrendo a prêmios, o que representa motivo de grande orgulho e reconhecimento”, afirma o secretário de Economia, Daniel Izaias de Carvalho. “Em ambas as produções, destacamos como fundamentais os princípios da administração pública: transparência, controle e gestão com propostas inovadoras e qualificadas.”
Governança
Outro trabalho da Seec-DF apresentado no Consad 2025 trata da governança em gestão de pessoas. Nele, a servidora Bárbara Bianca Romão propôs a criação de um painel de monitoramento da governança de gestão de pessoas do GDF, a partir de pesquisa eletrônica respondida por 279 participantes de 67 unidades de gestão de pessoas de órgãos e entidades do governo.
Bárbara, diretora de Desenvolvimento de Aplicações de Análise de Dados da Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugep), sugeriu que gestores e técnicos realizassem uma autoavaliação sobre o estágio de adoção das práticas de gestão de pessoas em suas respectivas organizações.
Ela constatou que, dos 15 fatores avaliados, grande parte das práticas ainda se encontra nos estágios iniciais ou emergentes de adoção, o que sinaliza a necessidade de um esforço estratégico para fortalecer a governança da rede. “O diagnóstico fornecido pelo estudo oferece à alta administração um instrumento para priorizar intervenções e desenvolver planos de ação direcionados, contribuindo para uma governança pública responsiva e orientada por evidências”, ressalta.
O artigo People analytics e ferramentas de BI: Estratégias para uma gestão de pessoas baseada em evidências resultou de sua dissertação de mestrado profissional em Administração Pública, no Instituto de Direito Público (IDP), com apoio do Programa de Incentivo à Pós-Graduação da Seec-DF.
*Com informações da Secretaria de Economia