Associações representativas da carreira de Políticas Públicas de Gestão Governamental (PPGG) se reúnem, nesta quinta-feira (28), a partir das 18h30, no auditório do Departamento de Trânsito (Detran-DF), para a assembleia de criação do Sindicato dos Servidores da PPGG (SindPPGG) para representar exclusivamente os profissionais dessa categoria. Ao todo, quatro associações estão se unindo para formar uma nova entidade representativa.
O grupo é formado pela Associação dos Servidores da Carreira PPGG (Ascap); Associação dos Servidores Analistas e Técnicos (Asat); Associação de Analistas da PPGG (AAPPGG); e a Associação dos Gestores Públicos do DF (Adesp). Com a criação do Sindicato dos PPGGs (SindPPGG), cada um dos cargos (gestor, analista e técnico) terá um representante na diretoria provisória, que será constituída até a realização de uma eleição para o comando oficial.
O objetivo do grupo é dar exclusividade às demandas feitas pelos funcionários públicos dessas categorias, como plano de carreira, valorização profissional, melhores condições de trabalho e representatividade junto ao governo.
“Como todas as carreiras, em que várias passaram por modificações e conquistaram outros espaços, o que temos percebido é que os servidores da PPGG têm ficado para trás. Sendo tão importante para a população do Distrito Federal não tem sido reconhecida, tendo suas atribuições sendo usurpadas”, afirma Margareth Leles, membro da diretoria provisória. “A gente percebe que isso acontece pela falta de luta. Nós temos um sindicato que é multirepresentativo, e é importante quem veio antes, ele conquistou muitas coisas para a carreira, mas percebemos que há a necessidade de uma representação exclusiva para que outras conquistas venham acontecer.”
Atualmente, os servidores da PPGG são representados por outro sindicato que reúne diversas especialidades. Confirmando-se a criação do ente sindical, eles passarão a ter um representante apenas para as carreiras de políticas públicas.
“Isso fará bem não só para a gestão pública distrital, com o reconhecimento de servidores, entendendo seu papel e prestando melhores serviços para a população, como para os próprios servidores que terão uma representação para eles e que luta por eles”, completa a diretora provisória.

Legislação
A assembleia marcada para esta quinta-feira é um passo legal para que o sindicato possa ser oficializado. Outras tentativas de criação já foram registradas, mas não preencheram os quesitos legais.
Com a nova configuração, a tendência é que a carreira de Políticas Públicas de Gestão Governamental possa, ainda, lutar pela realização da nomeação dos aprovados, melhorias no atendimento em órgãos do Distrito Federal, além de atender reivindicações antigas dos servidores.