Fotos: Guilherme Frederick
Durante os dois últimos dias, a capital do Brasil foi tomada por uma onda de positividade, paz e esperança com a chegada de 2025. Com a realização da festa Ano Novo, Novos Sonhos. As celebrações no Distrito Federal superaram a expectativa e reuniram mais de 270 mil pessoas, na segunda e na sexta-feira, na Esplanada dos Ministérios, em Ceilândia, em Planaltina e na Praça dos Orixás, na Prainha do Lago Sul.
De acordo com os organizadores, na festa da virada a Esplanada foi ocupada por mais de 220 mil pessoas nesta terça-feira (31). Com apresentação da artista e psicóloga brasiliense Maria Paula Fidalgo, a noite teve com atrações os DJs Ana Ximenes e André Cavalher, as bandas Artise e Filhos da Bahia, o DJ Jiraya Uai e o cantor Zé Vaqueiro. A contagem regressiva teve a presença do secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, Claudio Abrantes. Em seguida, a festa contou com um grande show do cantor romântico Leonardo.
Até mesmo o clima, que horas antes parecia que levaria chuvas para o local, contribuiu para o evento, que transcorreu sem qualquer indício de precipitação.
As festividades tiveram início na segunda-feira (30), na Prainha, onde a cultura e as religiões de matrizes africanas reuniram cerca de 20 mil pessoas em dois dias de evento. As celebrações e shows no local foram finalizados nesta quarta (1/1), pela manhã, saudando o novo ano.
Em Ceilândia, na Praça da Bíblia, onde se apresentaram nomes do sertanejo como Gino e Geno e Guilherme Silva, a estimativa também foi de 20 mil pessoas, entre segunda e terça. Devido às fortes chuvas de segunda-feira, Planaltina teve um público de 10 mil pessoas, que puderam curtir nomes como Rick e Renner e Valéria Barros.
Vocação e pertencimento
“Tudo foi feito com muito carinho, o Distrito Federal tem uma vocação natural para o turismo, o que vem sendo confirmado no réveillon, no carnaval, por exemplo. E na virada do ano a gente vem promovendo esse grande evento, retribuindo a confiança da população”, disse a governadora do DF em exercício, Celina Leão.
“Ficamos extremamente felizes em ver o quanto a população de Brasília tem percebido que vivemos um momento de pertencimento, de que as pessoas ao sair de casa vão encontrar diversão de qualidade, em paz, com muita segurança”, destacou o secretário Claudio Abrantes. “Brasília é do brasiliense, é do brasileiro, e a presença de cada pessoa nos eventos da Esplanada, de Ceilândia, Planaltina e da Prainha confirma isso”, completou.
Economia criativa
A realização da festa Ano Novo, Novos Sonhos gerou cerca de 1,2 mil empregos diretos, além de promover um vultoso impulso na economia, por meio de empregos indiretos e incentivo na cadeia produtiva. O resultado disso é uma movimentação de pelo menos R$ 50 milhões na economia local.
A festa foi patrocinada pelo Banco BRB e teve realização da Associação Artise e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, com parceria das Administrações Regionais do Plano Piloto, Planaltina e Ceilândia.