O Governo do Distrito Federal (GDF) realizou uma coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (04) para abordar os principais pontos acerca da confirmação de um caso de Gripe Aviária no Zoológico de Brasília. Entre os destaques apresentados estão a reabertura do Zoo e o monitoramento de demais pontos do Distrito Federal.
Fizeram parte da coletiva de imprensa o secretário de Agricultura, Rafael Bueno, e demais representantes da Secretaria de Saúde e do Zoológico de Brasília. Na ocasião, Bueno iniciou a apresentação com a confirmação do caso de Gripe Aviária em uma ave irerê de vida livre encontrada no Jardim Zoológico. O secretario salientou que o GDF está em estado de emergencia desde 2023, adotando medidas protocolares estabelecidas pelo Ministério da Agricultura.
PROTOCOLOS DO ZOOLÓGICO E MONITORAMENTO
A previsão é de que o Jardim Zoológico permaneça fechado até o dia 12 de junho. Neste período, as equipes de defesa agropecuária do Ministério da Agricultura, juntamente com a equipe de veterinários do Zoológico, farão um monitoramento em todas as aves do plantel, incluindo as de vida livre, para observar sinais clínicos.
Vale ressaltar que nenhuma outra ave apresentou sintomas até o momento.
Assim que o protocólo de necrópsia das aves que foram encotradas mortas no Zoológico foi iniciado, as equipes da defesa agropecuária visitaram um raio de 3km, bem como locais com aves e casas agropecuárias que fazem a comercialização de animais vivos. Em nenhum deles foi encontrado sinais da Gripe Aviária.
Se a situação permanecer da forma que está, ou seja, sem indícios de que existam outros animais com sintomas da Gripe Aviária, o protocolo permanecerá com a reabertura do Jardim Zoológico após o dia 12 de junho.
EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA
De acordo com o secretário Rafael Bueno, alguns equipamentos de segurança individual (EPIS) foram entregues ao Jardim Zoológico para o uso de funcionários que têm contato direto com os animais.
IMPACTO NA ECONOMIA DO DF
Rafael Bueno explicou que a avicultura industrial é a principal cadeia pecuária na economia do DF. Somente em 2024, foram movimentados cerca de R$1 bilhão e gerou cinco mil empregos. Por isso, o GDF buscou, desde 2023, monitorar a Gripe Aviária. O governador Ibaneis Rocha decretou emergência sanitária e reforçaram as visitas aos aviários comerciais.
O secretário afirmou ainda que os aviários do DF têm um nível de seguridade muito alto, visto que exporta para países como Arábia Saudita, Japão e México. O último, contudo, fez a paralização da exportação, mas Bueno salientou que não foi por conta do caso confirmado no DF, mas desde que houve o primeiro caso no Brasil – registrado no Rio Grande do Sul.
*Matéria em atualização