PCDF desarticula quadrilha que aplicava golpes com falsos empréstimos

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 35ª Delegacia de Polícia (Sobradinho II), deflagrou na manhã desta segunda-feira (1º/7) a Operação Nocaute, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes eletrônicas envolvendo falsos empréstimos consignados.

De acordo com as investigações, o grupo atua desde 2020 no Distrito Federal e já fez ao menos 31 vítimas, causando um prejuízo estimado em R$ 2,6 milhões. A Polícia Civil, no entanto, suspeita que o valor real do golpe ultrapasse R$ 9 milhões.

O Poder Judiciário autorizou o cumprimento de oito mandados de prisão preventiva e nove mandados de busca e apreensão em diversas regiões administrativas do DF.

Esquema fraudulento

Segundo a PCDF, a quadrilha operava de forma estruturada, utilizando dados privilegiados sobre empréstimos consignados já contratados pelas vítimas — como valor, número de parcelas e instituições financeiras envolvidas. De posse dessas informações, os criminosos se passavam por representantes de financeiras legítimas e ofereciam falsas propostas de portabilidade com redução de 20% no valor das parcelas, sem alteração do número de prestações.

As vítimas, acreditando estarem refinanciando suas dívidas, eram convencidas a contratar novos empréstimos e transferir o valor para contas bancárias vinculadas a empresas de fachada — ao todo, a organização utilizou nove empresas diferentes ao longo de cinco anos.

Cerca de três meses após a negociação, as vítimas percebiam que haviam sido enganadas, pois nenhuma condição prometida era cumprida.

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Últimas Notícias
Categories

Assine para receber notícias

Cadastre seu email e receba todos os dias as nossas notícias em primeira mão.

plugins premium WordPress