A noite de domingo (15) foi decisiva para a primeira fase do Campeonato Paulista, com o Santos destacando-se ao golear o Velo Clube por 6 a 0 na Vila Belmiro, em Santos (SP). O jogo marcou a estreia de Neymar na temporada, após recuperação de uma artroscopia no joelho esquerdo. O atacante entrou no segundo tempo, quando o Peixe já vencia por 3 a 0, com gols de Gabriel Barbosa (Gabigol), Moisés e Thaciano.
Neymar não marcou, mas a equipe ampliou o placar com Gabriel Menino, de fora da área, Gabigol novamente e Benjamin Rollheiser, que substituiu o artilheiro. A vitória levou o Santos aos 12 pontos, superando o Guarani no saldo de gols e garantindo a oitava e última vaga nas quartas de final.
O Velo Clube, com cinco pontos, terminou em 15º lugar e foi rebaixado à Série A2, ao lado da Ponte Preta, cuja queda já havia sido confirmada.
Outros jogos definiram o restante da tabela. O Novorizontino perdeu por 3 a 0 para o Red Bull Bragantino, mas manteve a liderança com 16 pontos, à frente do Palmeiras, que empatou em 1 a 1 com o Guarani. O Verdão também somou 16 pontos, mas ficou em segundo pelo número de vitórias e saldo de gols.
O Guarani, que liderava o empate em Barueri, foi eliminado nos acréscimos devido a um gol do Capivariano contra o Botafogo-SP, em Ribeirão Preto (SP), que garantiu 13 pontos e a sétima posição.
São Paulo venceu a Ponte Preta por 2 a 1, em Campinas (SP), com gols de Jonathan Calleri e Lucas Ramon, somando 13 pontos e o sexto lugar. O Corinthians bateu o São Bernardo por 1 a 0, gol de André, alcançando 14 pontos na quinta posição, apesar da lesão de Yuri Alberto.
A Portuguesa superou o Mirassol por 2 a 1, com virada de Maceió e Ewerthon, totalizando 15 pontos e o terceiro lugar.
Nas quartas de final, em jogo único, os confrontos serão: Novorizontino x Santos, Palmeiras x Capivariano, Bragantino x São Paulo e Portuguesa x Corinthians. Os mandantes serão os times com melhor campanha. Datas e horários serão divulgados nesta segunda-feira (16) pela Federação Paulista de Futebol.
Além do Paulistão, o domingo teve semifinais do Gauchão e Paranaense. No Gauchão, o Internacional venceu o Ypiranga por 3 a 0, com gols de Braian Aguirre, Thiago Maia e Zé Carlos (contra), praticamente garantindo a final. Juventude empatou 1 a 1 com o Grêmio, que saiu na frente com Tetê e sofreu o gol de Patryck Lanza, saindo com um a menos.
No Paranaense, Londrina empatou 2 a 2 com o Athletico-PR, com gols de André Luiz e Lucas Marques para os donos da casa, e dois de Felipe Chiqueti para o Furacão. O jogo de volta será no domingo seguinte na Arena da Baixada.



