A capital federal se prepara para viver um momento histórico no automobilismo brasileiro. Neste fim de semana (29 e 30), Brasília, a BRB Stock Car Pro Series e a própria modalidade serão protagonistas da reinauguração oficial do Autódromo de Brasília, fechado por 11 anos. A retomada das atividades será marcada pela 11ª etapa da temporada 2025 da Stock Car, que não apenas inaugura a nova fase do circuito, mas também definirá os pilotos classificados para a disputa do 46º título da categoria. A decisão da temporada ocorrerá duas semanas depois, em 13 e 14 de dezembro, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo.
Sob gestão do Banco BRB, a reforma do circuito brasiliense devolverá a icônica pista ao automobilismo brasileiro. O complexo foi inaugurado em 1974 pelo presidente da República à época, Emílio Garrastazu Médici, recebendo uma corrida extracampeonato do Mundial de Fórmula 1 vencida por Emerson Fittipaldi. Na BRB Stock Car, Brasília fez parte do calendário da primeira temporada, em 1979, e recebeu 39 corridas da categoria até 2014. Naquela rodada dupla, o então estreante Felipe Fraga cravou a pole position, enquanto Átila Abreu e Thiago Camilo foram os últimos vencedores da BRB Stock Car em Brasília.
O maior vencedor da história da Stock Car na Capital Federal é o tetracampeão Paulo Gomes, com sete triunfos. Em atividade, quem ostenta mais primeiros lugares em Brasília é o pentacampeão Cacá Bueno, que vem de pódio na etapa que representou a inauguração do Autódromo Internacional de Mato Grosso na capital, Cuiabá. Cacá é o único entre todos os pilotos do grid que já correu na versão completa do traçado de Brasília, ainda no fim dos anos 1990, quando o carioca competia no grid da chamada Stock B, hoje Stock Light. De 2002 até 2014, todas as provas da categoria no Distrito Federal foram realizadas no anel externo, com 2.919 metros de extensão.
Entre interrupções e retomadas, a primeira fase das obras de reforma do autódromo será entregue com a pista apta para receber as principais competições do automobilismo brasileiro e sul-americano a partir deste fim de semana.
O regresso de Brasília ao calendário também representará a introdução do traçado mais longo em atividade no automobilismo brasileiro. Com 5.384 metros, a pista principal reúne 16 curvas (nove à direita e sete à esquerda), percorridas em sentido horário.
A ampla reforma trouxe muito mais segurança e comodidade aos pilotos: a reta de largada/chegada tem 15 metros de largura e os demais trechos, 14 metros. Serão 90 mil os pneus devidamente montados em barreiras de proteção, além de 10 mil metros de guard-rails, 40 mil m² de caixas de brita e mais de 3.500 metros de zebra padrão FIA e FIM (Federação Internacional do Automóvel e Federação Internacional de Motociclismo, respectivamente).
Tempos de decisão
Último pole da BRB Stock Car em Brasília, Felipe Fraga vai ao Distrito Federal na liderança do campeonato. O piloto da Eurofarma RC soma 790 pontos no total, contra 722 do seu companheiro de equipe, Gaetano Di Mauro. Um dos três pilotos da casa, Enzo Elias (Scuderia Bandeiras) aparece em terceiro, empatado em 618 pontos com o atual campeão, Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel).
Tricampeão, Casagrande recebeu um grande impulso para seguir com chances de título depois que o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) rejeitou o recurso de Rafael Suzuki e da TMG Racing em razão da desclassificação da corrida principal na oitava etapa da temporada, disputada em 5 de outubro no Autódromo Velocitta. O paulista e a equipe baseada em Americana perderam o triunfo, que foi herdado por Casagrande. Após liminar que concedeu efeito suspensivo, piloto e equipe recuperaram momentaneamente a vitória, mas a decisão no tribunal foi de manter a punição, o que por consequência elevou Casagrande à condição de vencedor da prova.
Festa no DF
Com a BRB Stock Car e a categoria de acesso Stock Light, as atividades de pista que reinaugurarão o traçado estão agendadas para começar na sexta-feira com a realização de treinos livres como preparação para a etapa.
No sábado, a Stock Light e a BRB Stock Car terão as manhãs reservadas para as sessões classificatórias que definirão os respectivos grids de largada. A primeira corrida da nova era do Autódromo de Brasília será com a Stock Light, a partir de 12h10. Na sequência, às 13h40, acontecerá a primeira das duas edições da visitação aos boxes, quando os fãs têm a oportunidade de interagir com seu piloto preferido e ver de perto as máquinas que vão acelerar no circuito brasiliense. A BRB Stock Car fechará a programação do dia com a corrida sprint, que será disputada a partir de 15h40 e terá duração de 30 minutos mais uma hora.
O apogeu do fim de semana será no domingo. Cinco pilotos — Enzo Bedani, 17 anos; Felipe Barrichello Bartz, 20; Léo Reis, 22; Alfredinho Ibiapina, 17; Guto Rotta, 23; — vão acelerar para definir quem será o campeão da Stock Light e futuro piloto da Stock Car em 2026. Pouco depois, às 13h15, está marcada a segunda visitação aos boxes no fim de semana, antecedendo à largada da corrida principal da BRB Stock Car, com 50 minutos mais uma volta. Ao término da disputa, serão conhecidos os pilotos que vão disputar o título da temporada 2025.
A BRB Stock Car Pro Series tem transmissão ao vivo ao longo da temporada 2025 pelo canal oficial da categoria no YouTube, Band na TV aberta e canais SporTV e BandSports, emissoras por assinatura, além do canal Esporte na Band, também no YouTube.
Com informações da Agência Brasília



