Em referência ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado nessa terça-feira (3), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) promoveu em Taguatinga a Operação Vagas Especiais. A iniciativa buscou reforçar o cumprimento das regras de circulação e assegurar que pessoas com deficiência e idosos tenham garantido o uso exclusivo das vagas reservadas.
Durante a ação, as equipes de fiscalização vistoriaram 65 vagas especiais. Desse total, 16 condutores foram flagrados utilizando indevidamente esses espaços. Além disso, os agentes registraram outras 22 infrações por motivos diversos e removeram dois veículos para o depósito.
A operação integra as iniciativas do Detran-DF para promover a acessibilidade e estimular a conscientização sobre a importância de respeitar os direitos das pessoas com deficiência e dos idosos no trânsito.
De acordo com o artigo 181, inciso XX do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar o veículo em vaga reservada às pessoas com deficiência ou idosos, sem a credencial que comprove tal condição, é infração gravíssima, resulta em multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH e remoção do veículo.
Com Informações da Agência Brasília


