A instalação do novo cercamento do Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek já começou. Mais moderna e resistente que a antiga, instalada em 1978, a estrutura cobrirá toda a extensão do parque, desde a Asa Sul, passando pelo Eixo Monumental, até o Viaduto do Sudoeste. A obra é executada pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer (SEL-DF), e é um presente do Governo do Distrito Federal para o aniversário de 47 anos do espaço.
Serão 15 mil metros lineares de cercamento em chapa galvanizada, com garantia de dez anos contra corrosão e capacidade de se adaptar a desníveis de solo de até 35% de inclinação sem comprometer o alinhamento.
O administrador do Parque da Cidade, Todi Moreno, destacou que a nova cerca é mais moderna, resistente e garante maior segurança aos frequentadores, diferentemente da antiga, que apresentava furos, remendos e nunca passou por manutenção completa. Moreno afirmou que a ação integra as comemorações do aniversário do parque, inaugurado em 11 de outubro de 1978, e reforça o planejamento e mapeamento realizados pelo GDF.
Outra medida para a segurança dos visitantes foi a instalação de iluminação em LED em todo o parque, executada em parceria com a Secretaria de Educação e com apoio da SEL, com investimento de R$ 1,5 milhão proveniente de emenda parlamentar do deputado e presidente da Câmara Legislativa do DF, Wellington Luiz.
O Parque da Cidade é o maior parque urbano da América Latina e um dos pontos mais visitados da capital. O médico Hielson Ferreira Ivo, de 73 anos, natural de Aracaju, afirmou que escolheu o parque para estacionar o motorhome durante viagem pela América do Sul devido à sensação de segurança proporcionada pelo espaço e pela nova cerca. O repositor de mercadorias Isaque Medeiros, de 18 anos, também destacou a importância da estrutura para a segurança de quem pratica esportes ou realiza atividades de lazer no parque.
Com uma área de 420 hectares, o parque recebe cerca de 800 mil pessoas por mês e oferece atrativos como quadras esportivas, parques infantis, praças, lagos, centro hípico, restaurantes, Pavilhão de Exposições e churrasqueiras. O GDF está reconstruindo 24 estruturas duplas de churrasqueiras, equivalentes a 48 individuais, nos estacionamentos 2, 3 e 4, incluindo bancadas de apoio, mesas fixas, pias, lixeiras, calçadas, paisagismo e sinalização.
Os preparativos para o aniversário também incluem reforma da área Ana Lídia e do Castelinho, com pintura e reparos nos brinquedos, limpeza completa das instalações, requalificação do Pavilhão de Exposições, reforma da Piscina de Ondas, desativada há 27 anos, e reforço do plantio de árvores conforme projeto do paisagista Roberto Burle Marx.
Com infomrações da Agência Brasília