O pavimento rígido da faixa exclusiva para ônibus da Estrada Parque Taguatinga (EPTG) está sendo revitalizado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) com o objetivo de melhorar o conforto dos passageiros e ampliar a vida útil da estrutura. A intervenção faz parte de um investimento de R$ 13,5 milhões voltado à manutenção das pistas de concreto da capital, com cronograma coordenado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) para os próximos cinco anos.
Com 22 quilômetros de extensão nos dois sentidos, a faixa exclusiva da EPTG está sendo recuperada gradualmente, com serviços realizados a cada um quilômetro para minimizar impactos no trânsito, como bloqueios prolongados e congestionamentos. No momento, as equipes atuam no trecho sentido Plano Piloto–Taguatinga, na altura do quilômetro 5. Nesta etapa, cerca de 50 empregos diretos e indiretos foram gerados.
De acordo com Jarbas Silva, engenheiro e diretor do 3º Distrito do DER-DF, o pavimento de concreto da EPTG apresenta desgastes naturais relacionados ao tempo de uso, gerando desconforto para ônibus e demais veículos autorizados a circular pela faixa. Segundo ele, a cada quilômetro percorrido, é feita uma avaliação técnica para identificar os reparos necessários.
“Pode ser necessário demolir placas inteiras ou reconstruir partes danificadas. Em outros casos, fazemos apenas a selagem de trincas, limpamos as juntas de dilatação e aplicamos um novo selante para evitar infiltrações e acúmulo de detritos”, explica Silva. “Essa manutenção traz mais conforto aos usuários do transporte público e prolonga a durabilidade do pavimento, que já tem como vantagem o menor custo de manutenção ao longo do tempo.”
Usuária frequente do transporte coletivo na EPTG, a babá Thaiane Santos, de 23 anos, considera a obra essencial. “Sem balançar, vamos nos sentir mais confortáveis no ônibus. Para quem tem criança de colo ou é idoso, isso faz muita diferença”, avalia.
Antes da EPTG, as equipes de manutenção atuaram nas regiões conhecidas como Buraco do Tatu e Buraco do Tatuí, que conectam a L2 Norte à L2 Sul. Após a conclusão das obras na EPTG, o cronograma prevê o direcionamento dos serviços para o corredor do BRT Sul, no trecho entre o Gama e o viaduto que dá acesso à Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia).
Com informações da Agência Brasília