Com o início do período chuvoso em Brasília, cresce a preocupação dos moradores do Plano Piloto com os tradicionais alagamentos em algumas áreas da cidade. Para reduzir os impactos e aumentar a segurança, a Administração Regional intensificou os trabalhos de manutenção urbana, com destaque para a limpeza e o desentupimento das bocas de lobo. A ação faz parte das medidas preventivas adotadas para evitar transtornos e proteger a população durante as chuvas.
O trabalho, realizado por equipes da administração em parceria com reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), tem caráter preventivo e já apresenta resultados expressivos. Ao todo, 34 locais foram atendidos até o momento, com a desobstrução de mais de 320 bocas de lobo.
O esforço resultou na retirada de aproximadamente 450 toneladas de resíduos verdes e inservíveis, como folhas, galhos, areia e materiais descartados de forma irregular, que comprometiam o escoamento da água.
O serviço da administração regional complementa a atuação da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), responsável pela limpeza profunda das galerias de drenagem com o uso de caminhões de hidrojato. Enquanto a Novacap realiza o trabalho técnico com equipamentos de alta pressão, as equipes da administração executam o serviço manual e detalhado, garantindo a manutenção dos dispositivos e ampliando a cobertura da ação.
De acordo com o administrador regional do Plano Piloto, Bruno Olimpio, o trabalho conjunto entre os órgãos é essencial para preparar a cidade para o período chuvoso: “Estamos somando forças em prol da comunidade. O trabalho da administração com a Funap é complementar ao da Novacap e garante que possamos agir de maneira preventiva, alcançando mais regiões e reduzindo os riscos de alagamentos. Essa parceria é fundamental para trazer tranquilidade e segurança aos moradores e trabalhadores do Plano Piloto”.
O presidente da Novacap, Fernando Leite, também destacou a importância das ações integradas entre os órgãos do Governo do Distrito Federal. “Essas ações integradas são fundamentais para que estejamos preparados para o período chuvoso que está por vir. Atuamos de maneira intensa ao longo do ano e com intensificação nos últimos meses para assegurar que essa temporada tenha o mínimo de impactos possível”, reforçou o presidente da Novacap.
Segurança, bem-estar e impacto social
Além de reduzir pontos de alagamento e preservar a malha viária, a ação promove benefícios ambientais e sociais. Com a retirada de resíduos, o serviço evita o acúmulo de lixo nas ruas, melhora as condições de higiene e contribui para a prevenção da proliferação de insetos e roedores.
A parceria com a Funap também reforça o caráter social do programa. Por meio dela, reeducandos em processo de reintegração à sociedade têm a oportunidade de atuar em prol da comunidade, aprendendo novas habilidades e contribuindo diretamente para a conservação da cidade.
Locais atendidos
- Asa Sul: 102, 502, 103, 503, 108, 208, 908, 112, 212, 113, 213, 114, 214, 115, 214
- Asa Norte: 201, 202, 601, 203, 708, 709, 212, 713 e 714
- Noroeste: 108 e 109
- 1ª DP Asa Sul
- Setor Hospitalar Norte
- Setor Bancário Norte
- Feira da Torre de TV
- Eixo Sul
- W3 Sul
Com informações da Agência Brasília