
O governador Ibaneis Rocha reinaugurou, nesta segunda-feira (25), a 10ª Delegacia de Polícia do Lago Sul. Na reforma e ampliação do local, foram investidos quase R$5 milhões. A antiga estrutura da DP era de 1983.
A obra contou com reforma completa da estrutura da 10ª DP. Os serviços incluíram a substituição das instalações elétricas e hidráulicas, a troca de pisos e dos revestimentos dos banheiros e a modernização da fachada, com a aplicação da nova identidade visual da corporação.
Também foram ampliadas as instalações da delegacia, de 581 m² para 933 m². O aumento de mais de 60% nas dimensões da unidade policial possibilitará a criação de áreas específicas para atendimento à mulher e a menores de idade. Além disso, será implementada seções destinadas a advogados, policiais militares e custodiados.
“Nós trabalhamos desde antes de assumir o governo, ainda na transição, para a melhoria da segurança pública no DF. É bom que todos lembrem que naquela época as delegacias não funcionavam em período integral, 24h, e o primeiro ato nosso, em respeito a população e a segurança, foi reabrir todas as delegacias que continuam funcionando plenamente”, recordou Ibaneis.
O governador também lembrou as nomeações feitas na sua gestão nas polícias Civil e Militar. “Foram mais de 4 mil nomeações e ainda temos um grupo para nomear no final do ano, tanto de policiais civis como militares e penais.”
Ibaneis também adiantou que será inaugurada, em 45 dias, a delegacia da Polícia Civil do Sol Nascente. “Estamos expandindo as nossas delegacias para locais que não tem. O Sol Nascente tem mais de 100 mil habitantes e ainda não tem uma delegacia, mas ela estará inaugurada em um prazo de 45 dias.”
Presente na solenidade, o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, exaltou o papel das forças policiais da capital federal. “Foram dezenas de entregas que eu participei, tanto da Polícia Civil, como da Militar e do Corpo de Bombeiros. De forma, que não é atoa, que os números da segurança pública no DF são os melhores do país.”
“Hoje, nós somos a 2ª capital mais segura do país, perdendo apenas para Florianópolis. Mas caminhando muito rápido para ser a mais segura, porque a diferença de realidade das duas é imensa, o DF tem três milhões de habitantes, sem contar o Entorno, já Florianópolis tem 400 mil habitantes. São realidades muito diferentes. E o DF tem servido de modelo para o resto do país”, acrescentou Avelar.



