Horto agroflorestal é inaugurado na UBS 5 de Ceilândia

A Unidade Básica de Saúde (UBS) 5 de Ceilândia inaugurou, na última sexta-feira (3), o Horto Agroflorestal Medicinal Biodinâmico (Hamb) Canto das Corujas, espaço dedicado ao cultivo de plantas medicinais e plantas alimentícias não convencionais (Pancs). A iniciativa também contempla a recuperação de áreas ambientais degradadas por meio do plantio de hortaliças, promovendo a saúde integral de pacientes e da comunidade.

O projeto é fruto de parceria entre a Secretaria de Saúde (SES-DF) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Brasília, como parte da expansão dos Hambs no Distrito Federal.

Benefícios à comunidade

A gerente da UBS 5, Lidiane Marciano, destacou a importância do horto para a população, especialmente idosos. “Temos muitos idosos na comunidade que veem o horto como um atrativo para se distrair. Eles vêm à UBS não apenas para acompanhamento médico, mas para socializar e se sentir cuidados. Esse projeto agrega muitos valores aos nossos pacientes”, afirmou.

O enfermeiro e responsável técnico Caio César Lu reforçou a relevância do espaço para o bem-estar de todos: “A integração entre ser humano, plantas e solo contribui significativamente para a saúde mental de pacientes e servidores, estreitando vínculos dentro da comunidade.”

O diretor regional de Atenção Primária à Saúde da Região Oeste, Vanderson Moreira, acrescentou que o Hamb fortalece a interação entre servidores e população. “O horto possibilita parcerias e aproxima a comunidade da UBS. Não é só o plantar de sementes, mas o florescer de um novo tempo”, afirmou.

Expansão da rede de hortos

O Hamb da UBS 5 é o 38º implementado no Distrito Federal e o 35º integrado a serviços públicos, sendo que 30 deles funcionam em unidades da SES-DF. Os demais estão localizados em espaços do Ministério da Saúde, Fiocruz Brasília, Escola Classe Beija-Flor, Creas de Ceilândia e Hospital Universitário de Brasília (HUB).

Iniciado em 2018, o projeto da SES-DF aplica princípios de agroecologia, agrofloresta e agricultura biodinâmica, compondo a Rede de Hortos Agroflorestais Medicinais Biodinâmicos (Rhamb) no Distrito Federal.

Com informações da Secretaria de Saúde

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Últimas Notícias
Categories

Assine para receber notícias

Cadastre seu email e receba todos os dias as nossas notícias em primeira mão.

plugins premium WordPress