O Governo do Distrito Federal (GDF) deu início à pintura da icônica Ponte JK, que liga o Lago Sul à área central de Brasília. A intervenção, orçada em R$ 2,4 milhões, faz parte de um pacote de ações para valorizar o ponto turístico, preservar o patrimônio arquitetônico e aumentar a sensação de segurança pública.
Os trabalhos, executados pela Civil Engenharia LTDA, foram iniciados em meados de dezembro de 2025. Já foram realizados a limpeza das superfícies com hidrojateamento de baixa pressão, o tratamento anticorrosivo e a recuperação de áreas específicas. Atualmente, a parte inferior da estrutura recebe tinta acrílica aplicada pela técnica airless, que garante uma aplicação mais rápida, uniforme e eficiente, com menos desperdícios.
Nas próximas etapas, as laterais e os arcos serão pintados. As partes metálicas, arcos e guarda-corpos receberão tinta de poliuretano bicomponente, que oferece proteção durável contra produtos químicos, abrasão e intempéries, adequada às condições climáticas da região.
Há décadas, a ponte exibia sinais de desgaste, como corrosão, pintura desbotada e pichações, motivando a demanda por restauro. A Novacap, vinculada ao GDF, lançou a licitação para os serviços, com previsão de conclusão em abril de 2026. O cronograma pode sofrer ajustes devido aos períodos chuvosos, que afetam as execuções em áreas externas.
“A pintura é uma resposta rápida a uma demanda visível da população, mas há uma preparação de recuperação estrutural mais complexa”, explicou Carlos Alberto Spies, diretor de Planejamento e Projetos da Novacap. Os 150 dias de revitalização integram um projeto maior.
Quanto ao trânsito, os acessos veiculares à ponte não foram bloqueados até o momento. No entanto, com o avanço da obra, interdições parciais das faixas de rolamento estão programadas para o início de fevereiro, especialmente à noite, para minimizar impactos. Para pintar os arcos, a empresa considera o uso de drones, o que pode reduzir o tempo de serviço e o uso de materiais, além de diminuir interferências no tráfego.
Com infomrações da Agência Brasília

