Cerca de 1,5 mil estudantes da rede pública do Distrito Federal celebraram, neste domingo (22), a conclusão do programa Técnico no Ensino Médio, resultado da parceria entre o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Educação, e o Senac-DF. Esta é a primeira turma a concluir o ciclo inaugural, iniciado em 2023. A cerimônia de formatura, realizada no Pavilhão do Parque da Cidade, reuniu familiares, professores, gestores e autoridades em um momento que marca o fim da etapa escolar e o início da trajetória no mercado de trabalho para os jovens.
O programa permite que os alunos cursem o ensino médio em um turno e, no outro, realizem a formação técnica no Senac-DF. Ao final, recebem, além do diploma da educação básica, uma qualificação profissional, o que amplia as chances de inserção no mercado de trabalho ou de continuidade dos estudos.
A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, destacou que a integração entre formação acadêmica e técnica fortalece o ensino público e amplia as perspectivas para os jovens. “O aluno já sai com uma profissão técnica. Então, é um estudante que pode ingressar no mercado de trabalho, não só com o ensino médio regular, mas com o ensino técnico profissional também. São diversos cursos, nas mais diversas áreas, que levam nossos alunos a saírem com essa formação. Isso, para nós, é a realização de um sonho”, afirmou.
O Senac-DF é responsável pela oferta dos cursos, com estrutura pedagógica, laboratórios e docentes especializados, enquanto a Secretaria de Educação articula a participação das escolas da rede pública, garantindo que a formação técnica esteja integrada à rotina escolar de forma organizada e acessível.
Os formandos são de diversas escolas do DF e concluíram cursos técnicos em áreas como administração, análises clínicas, contabilidade, desenvolvimento de sistemas, design de interiores, eventos, gastronomia, hemoterapia, informática, nutrição e dietética, programação de jogos digitais, recursos humanos, secretariado e segurança do trabalho.
O próximo ciclo, que ainda está com inscrições abertas, está previsto para começar na próxima segunda-feira (23). Segundo a secretária Hélvia Paranaguá, as vagas foram ampliadas graças ao apoio do Legislativo do DF. “Tivemos uma ampliação do número de vagas em função da parceria que firmamos com a Câmara Legislativa do Distrito Federal. Vários deputados colocaram reforço de emenda parlamentar e a gente pôde, então, sair das 1,5 mil vagas para 4 mil. Mas a nossa meta é chegar a 10 mil”, anunciou.
Entre os formandos, a conquista representa uma porta de entrada para novas oportunidades profissionais e acadêmicas. O estudante Gustavo Costa Santos, 17 anos, de São Sebastião, contou que soube do programa pela escola e decidiu apostar na área administrativa. “Quando eu vi o Senac, eu vi uma oportunidade na minha frente e pensei: ‘Vou tentar um caminho novo, uma coisa que eu comecei a gostar e que eu quero seguir adiante’”, disse. Para ele, a formação amplia as possibilidades para o futuro. “A administração pega bastante coisas em geral, como logística e outras áreas. Acho que isso vai me ajudar bastante, até para administrar uma empresa no futuro.”
A estudante Rebeca Karoline de Souza Moraes, 18 anos, de Santa Maria, também destacou o impacto da formação técnica em sua trajetória. “Sou uma pessoa muito grata por ter tido essa oportunidade. Eu me sinto privilegiada de sair do ensino médio com um diploma e com outra formação tão importante. É uma oportunidade única, porque somos a primeira turma que ingressou nesse projeto. Saber que algo que começou conosco vai seguir ajudando mais jovens é muito importante”, afirmou.
O próximo ciclo começa nesta semana e ainda conta com vagas abertas para estudantes da rede que desejem participar. Para se inscrever, basta acessar o site do Senac-DF.
Com informações da Agência Brasília



