O Deck Sul, um dos principais espaços de lazer às margens do Lago Paranoá, está de cara nova. A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) concluiu a primeira fase da reforma no local, executada pelo Departamento de Equipamentos Públicos da Diretoria das Cidades. A intervenção busca oferecer mais conforto, segurança e qualidade de vida a quem frequenta o espaço diariamente para esportes, caminhadas e momentos de lazer em família. A modernização reforça o compromisso do governo em valorizar áreas públicas que integram o cotidiano dos brasilienses.
Durante visita técnica ao local, o presidente da Novacap, Fernando Leite, destacou a importância das obras para o lazer e o bem-estar da população de Brasília. “A reforma do Deck Sul reforça o compromisso da Novacap e do Governo do Distrito Federal em cuidar dos espaços públicos e garantir que a população tenha áreas seguras, bonitas e acessíveis para o lazer e a prática esportiva. O Deck Sul é um patrimônio afetivo da cidade, e nosso trabalho é mantê-lo sempre acolhedor e funcional”, afirmou o gestor.
O engenheiro da Diretoria das Cidades, Pedro Isaac, explicou que, nesta fase, a Novacap executou uma ampla série de serviços de recuperação e manutenção em diferentes áreas do Deck Sul, como:
– Quadra poliesportiva: recebeu novo piso em concreto armado, pintura com tinta epóxi de alta resistência, revisão e pintura do alambrado, além da manutenção completa dos equipamentos de basquete, futsal e vôlei. As calçadas ao redor também foram reformadas;
– Banheiros públicos: passaram por revisão do telhado, impermeabilização da laje, pintura do forro, substituição de luminárias e metais, pintura externa e recuperação das calçadas adjacentes;
– Outros espaços: foram feitos reparos pontuais no deck de madeira, reformas dos pergolados e da guarita, além da pintura das calçadas e áreas de convivência.
As obras começaram em 30 de junho de 2025 e foram concluídas em 28 de setembro de 2025, com investimento total de R$ 383.620,66. O projeto faz parte do programa contínuo de reformas dos espaços públicos do Distrito Federal pela Diretoria da Cidades da Novacap.
De acordo com Pedro Isaac, a segunda e a terceira etapas já estão em fase de levantamento e orçamentação e serão executadas após a liberação dos empenhos correspondentes.
com informações da Agência Brasília