Ruas esburacadas têm dado dor de cabeça para moradores do Gama, e o transtorno com os buracos aumentam ainda mais com a época de chuvas no DF. O Jornal de Brasília foi até a Quadra 8 do Setor Leste onde é possível notar vários. Em muitos deles, os próprios moradores tentam tapar com entulho e pedaços de madeira para amenizar o problema. Para quem passa de carro, moto, ou até mesmo a pé, a situação é bem complicada.
Quem passa pelas ruas da quadra no Gama precisa desviar de buracos enormes. Alguns rente à calçada, outros bem no meio da passagem de carros e motos. George Souza, militar de 52 anos, mora próximo a um desses buracos. Ele contou ao JBr que a comunidade convive com esses problemas há algum tempo. “Se você circular aqui pelas ruas, não vai presenciar só esse buraco aqui não. Estão em vários lugares da Quadra 8, como em todo o Setor Leste do Gama”, relatou o morador.
O buraco ao qual George se referiu fica próximo a uma igreja, bem na esquina da rua. Pelo tamanho, moradores colocaram entulho para ficar um pouco mais fácil para os carros que passam por ali. “As pessoas colocam isso aí para tapar, mas não funciona. Não vai tapar [com entulho]. Isso vai depender da administração”, contou.
Logo à frente, ainda na Quadra 8, outro buraco que traz dor de cabeça para a população. Esse é ainda mais problemático porque, além de ser maior, fica bem na passagem de carros para acessar a via principal. Por conta das chuvas, o buraco também fica cheio d’água. Os motoristas, que não sabem a profundidade do problema, jogam o carro quase na calçada para fugir do prejuízo.
É o caso do Juan Marcos, 45, morador do Setor Central que estava passando pelo local de carro. “É um malabarismo para a gente conseguir passar por dentro desses buracos. Isso mostra que a gente precisa de mais cuidado por aqui. E não adianta só cuidar na época de chuva. Está cada dia mais difícil”, disse.
Tanto Juan quanto George esperam que a Administração Regional do Gama possa trazer os reparos necessários para as ruas da cidade. “A gente fica nessa expectativa de ver as pistas sem esses buracos”, comentou Juan. Para George, que já chegou a tentar fechar um dos buracos por conta própria, o desejo é o mesmo: “Não só é minha expectativa, como é de toda a população aqui do do Setor Leste do Gama. No geral, é o que a gente deseja. Estamos esperando pelas pessoas responsáveis para fazer esse serviço”, completou.
Ações da Administração
O Jornal de Brasília procurou a Administração Regional do Gama para entender as ações tomadas para acabar com os problemas de buracos na cidade. Thábata Norrana, a administradora regional, explicou que o serviço de tapa-buraco tem percorrido as quadras para realizar reparos.
“Geralmente a gente opera por região. Por exemplo, na quinta-feira nós fizemos ações em várias quadras do Setor Sul. Na sexta, nós vamos atender várias quadras do Setor Oeste. Na sequência, várias quadras do Setor Leste. A gente tem feito dessa forma para tentar atender o maior número de solicitações da comunidade em sequência”, declarou a administradora.
Thábata ressaltou que a administração tenta fazer esse trabalho com constância e que a população pode fazer solicitações para reparos nas ruas. “A gente tem um canal chamado Administração 24 Horas, que pode ser acessado através do aplicativo e-GDF ou do Portal Cidadão, onde as pessoas podem solicitar as suas demandas com geolocalização. Assim facilita, inclusive, que a administração encontre o ponto correto. Muitas vezes as pessoas mandam uma foto ou uma demanda e a gente não consegue identificar o local dessa forma, mas quando a pessoa coloca lá o endereço ou a geolocalização, a gente prontamente atende”, enfatizou.
Sobre os reparos nas quadras do Setor Leste, Thábata afirmou que já existe uma programação para as regiões do Gama. A administradora ainda ressaltou que nesse momento de chuvas, não é possível fazer o serviço completo de recapeamento das ruas, mas que o serviço de tapa-buraco. Ela também reforçou o papel da comunidade em avisar quando presenciarem buracos. “É importante que seja aberto esse chamado através do Administração 24 Horas”, finalizou.



