Neste ano, os territórios de folia são na Esplanada dos Ministérios e no Setor Carnavalesco Sul. Trata-se de espaços idealizados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), em parceria com a Associação Artise.
A iniciativa conta com investimento de R$ 10 milhões. O Público conta com a folia, no Setor Comercial Sul (SCS), nas vias das quadras 5 e 3 e na Via S2. São áreas de fácil acesso para brincantes de todo o DF, pelas linhas de ônibus ou pelo metrô.
“Os Territórios Folia traduzem a nossa visão de política cultural: uma cultura que ocupa a cidade, gera pertencimento e movimenta a economia local”, afirma o titular da Secec-DF, Claudio Abrantes.
O Carnaval Monumental reúne blocos que já são memória afetiva para muitos foliões do DF. Ao todo, serão seis agremiações, ao longo dos quatro dias de carnaval, como os blocos das Montadas e Na Batida do Morro.
O coordenador-geral do DF Folia, Dorival Brandão enfatiza que “os Territórios Folia são uma estratégia estruturante para o Carnaval do Distrito Federal. A proximidade entre os três territórios permite circulação a pé, amplia as opções para o folião e fortalece tanto a mobilidade urbana quanto a estratégia de segurança pública”.



