Faixas e corredores exclusivos garantem viagens mais rápidas no transporte público

A implantação de faixas e corredores exclusivos para ônibus é uma política estratégica para agilizar o deslocamento de passageiros no Distrito Federal. Com o objetivo de incentivar o uso do transporte coletivo e melhorar a mobilidade urbana, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), em parceria com outros órgãos do GDF, tem ampliado esses serviços em rodovias e vias urbanas, proporcionando ganho de eficiência operacional e redução do tempo de viagem.

O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, destaca que o investimento em corredores e faixas exclusivas se justifica pela dinâmica de deslocamento do DF, onde a maioria dos empregos está concentrada no Plano Piloto, provocando intenso fluxo de passageiros, especialmente nos horários de pico. “As distâncias são longas, de forma que existe pouca renovação de passageiros ao longo da viagem, justamente por conta dessa alta concentração em determinados pontos”, explica.

Dados da pesquisa origem-destino, utilizada para atualizar o Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU), indicam que 74,8% dos passageiros levam entre 31 minutos e 2 horas para chegar ao trabalho. Os números são semelhantes aos divulgados pelo IBGE, segundo o qual 75,26% dos usuários locais percorrem trajetos nesse mesmo intervalo de tempo.

Para enfrentar esse desafio, o GDF adotou soluções como a criação de corredores exclusivos, incluindo os BRTs Oeste, Sudoeste, Norte e Sul. “As soluções apontadas, principalmente nas projeções de atualização do PDTU, envolvem a criação de corredores exclusivos, essas obras complementares que o GDF atual retomou”, comenta o secretário.

Segundo Zeno Gonçalves, investir em faixas e corredores exclusivos também visa atrair novos passageiros. “O incentivo por trocar o uso do automóvel pelo transporte coletivo, bem como por modos não motorizados, é uma das diretrizes de política urbana para melhoria da mobilidade”, acrescenta.

A priorização do transporte público está prevista na Lei Federal 12.587/2012, que instituiu a Política Nacional de Mobilidade Urbana, e no Plano Diretor de Transporte Urbano do DF (Lei 4.566/2011), que determina a implantação de faixas exclusivas como forma de incentivar o deslocamento por ônibus.

Atualmente, as faixas exclusivas no DF somam mais de 78 quilômetros: 23 km na Estrada Parque Taguatinga (EPTG); 14 km na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB); 22 km nos dois lados das W3 Sul e Norte; 3,2 km na Estrada Setor Policial Militar (ESPM) e 16 km no Eixo Monumental (vias S1 e N1). Ao todo, 711 linhas de ônibus e mais de 17.300 viagens do transporte público coletivo são beneficiadas. Além disso, o corredor exclusivo do BRT Sul tem 56 km de extensão na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia), nos dois sentidos da rodovia.

Com informações da Semob-DF

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Últimas Notícias
Categories

Assine para receber notícias

Cadastre seu email e receba todos os dias as nossas notícias em primeira mão.

plugins premium WordPress