A militância do Partido dos Trabalhadores no Distrito Federal se reuniu nos dias 5 e 6 de setembro na Câmara Legislativa para o 8º Encontro Regional do PT-DF. O evento marcou a posse do novo diretório regional, das zonais e do novo presidente do partido na capital, também foi palco de discussões sobre o futuro da legenda, com destaque para a defesa de uma candidatura própria ao Governo do Distrito Federal em 2026.
Durante a plenária, o deputado distrital Ricardo Vale enfatizou a importância da coesão interna do partido para o próximo pleito, defendendo que o PT lance um nome próprio para a disputa pelo Palácio do Buriti.
“É hora de reafirmarmos a identidade do PT, mostrar que temos projeto para Brasília e que estamos preparados para governar novamente. Para isso, precisamos estar juntos, com coragem e disposição para enfrentar os desafios de 2026”, afirmou o deputado.
O nome mais cotado para a disputa é do atual presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) Leandro Grass, recentemente filiado ao partido.
A fala de Vale, que também poderá assumir a primeira vice-presidência do PT-DF, foi recebida com grande aprovação pelos militantes e dirigentes.
A possível ascensão do deputado à vice-presidência é vista como um passo para fortalecer sua influência na condução política da legenda na capital.
A participação dos filiados, nos dois dias, foi comemorada pelo deputado distrital Gabriel Magno. “Foi um momento importante para o partido definir suas lideranças e os rumos para a disputa política do ano que vem”

Debates
Além da questão da candidatura ao governo, o encontro definiu outras prioridades para o PT-DF nos próximos anos, como: a reeleição do presidente Lula em 2026; apoio à candidatura de Erika Kokay ao Senado; e o combate à extrema direita.
O evento também serviu, ainda, para reafirmar o compromisso do PT com as lutas sociais e seu papel na construção de uma sociedade mais justa, democrática e igualitária, tanto no DF quanto em todo o Brasil.