O Distrito Federal registrou um aumento histórico de 296% nos pedidos de informação via Lei de Acesso à Informação (LAI). Em 2022, foram 7.759 solicitações, número que saltou para 27.256 em 2025.
O tempo médio de resposta também diminuiu significativamente, passando de 12 dias em 2022 para oito dias em 2025, utilizando apenas 40% do prazo legal de 20 dias, que pode ser prorrogado por mais dez.
Essa agilidade é resultado do lançamento do site Participa DF, em dezembro de 2022, que promoveu mudanças digitais e administrativas. Entre as melhorias, destacam-se a unificação de login para manifestações de ouvidoria e pedidos de acesso à informação, além da redução de etapas burocráticas para o registro de solicitações.
O Portal da Transparência do DF teve 14 milhões de visualizações em 2025, com cerca de 70 mil usuários mensais. Esses acessos refletem o interesse da população em monitorar a gestão pública, incluindo execução orçamentária, contratos, licitações e despesas.
Os órgãos mais demandados incluem a Secretaria de Saúde (SES-DF), a DF Legal e o Departamento de Trânsito (Detran-DF), áreas ligadas ao dia a dia dos cidadãos.
“A ampliação da participação popular é o reflexo de uma população que entende seu papel na construção de uma gestão pública mais transparente, ética e eficiente”, afirmou o controlador-geral do DF, Daniel Lima. Ele acrescentou que o site integra plataformas como o Portal da Transparência e o Portal de Dados Abertos, além de painéis de ouvidoria e transparência passiva, beneficiando mais de 1 milhão de usuários cadastrados.



