Detran-DF disponibiliza cursos gratuitos para motoristas em setembro


Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) inicia setembro com uma programação diversificada na Escola Pública de Trânsito (EPT), oferecendo cursos gratuitos voltados à atualização e capacitação de condutores e profissionais da área. A iniciativa busca ampliar a qualificação, promover a segurança viária e criar novas oportunidades no mercado de trabalho.

Entre os cursos disponíveis estão: Atualização para Renovação da CNH, Reciclagem para Condutor Infrator, Atualização para Instrutor de Trânsito, Aulas de Revisão para Obtenção da CNH, Iniciação à Superação do Medo de Dirigir (ISMD) e Noções de Mecânica para Mulheres. Até o ano passado, cerca de 380 mulheres participaram das atividades da EPT.

Além dos cursos gerais, a programação inclui formações especializadas em Transporte Coletivo de Passageiros (TCP), Transporte de Produtos Perigosos (MOPP), Transporte de Veículo de Emergência (CVE), Transporte de Cargas Indivisíveis (TCI) e Transporte Escolar (TE). O Detran-DF também aplica provas presenciais e na modalidade a distância para reciclagem e renovação da CNH, além de provas reteste e atendimento individualizado.

Localizada na 913 Sul, a Escola Pública de Trânsito disponibiliza a programação completa com datas e horários no site oficial do Detran-DF. Segundo o gerente da EPT, Marcelo Granja, a iniciativa busca democratizar o acesso à formação no setor e incentivar a participação feminina em áreas tradicionalmente dominadas por homens.

“O grande objetivo do Detran é dar maior segurança ao trânsito, colocar pessoas capacitadas em condições e promover a inserção da mulher no mercado de trabalho no setor de trânsito. Percebemos uma redução grande na participação feminina nessas atividades especializadas e, por isso, iniciamos o projeto de cursos voltados a elas”, explicou Granja.

Ele acrescentou que a oferta de turmas específicas para mulheres tem mostrado resultados positivos. “A ideia é oferecer um espaço em que elas possam tirar dúvidas sem receio, dando liberdade para questionamentos. Estamos observando que, com essa inserção no mercado de trabalho, as mulheres já estão começando a participar mais. Essa participação é importante não só para a segurança viária, mas também para o mercado de trabalho e para o fortalecimento da família”, concluiu.

Com informações da Agência Brasília


Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Últimas Notícias
Categories

Assine para receber notícias

Cadastre seu email e receba todos os dias as nossas notícias em primeira mão.

plugins premium WordPress