O deputado distrital Fábio Felix (PSol) deu voz de prisão a um policial militar na tarde desta segunda-feira (16), após ser atingido no rosto por jatos de spray de pimenta durante um bloquinho de carnaval em Brasília.
A confusão foi registrada em vídeos feitos por foliões que estavam no local. Uma testemunha afirmou que o parlamentar conversava com policiais quando um dos militares utilizou o spray. “Esse policial agiu na covardia com o deputado. Jogou spray de pimenta na cara do deputado sem mais nem menos. Estávamos conversando”, disse.
Em outra gravação, o deputado questiona quem estava no comando da equipe policial. Um militar responde e pede que o parlamentar se afaste e não toque em outro agente. Fábio Felix nega contato físico e, em seguida, se apresenta como presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
O deputado então anuncia a voz de prisão contra o policial responsável pelo spray e afirma que pretende levar o caso à delegacia. “Vamos até a 5ª Delegacia de Polícia agora e o senhor será preso por desacato à autoridade”, declarou.
Durante a discussão, o policial que se identificou como responsável pela equipe reagiu com críticas e disse para o parlamentar fazer o que considerasse adequado. Fábio Felix afirmou que estava no local para dialogar e classificou a ação como desrespeitosa. Ele também declarou que pretende denunciar o caso ao comando da corporação.
Um terceiro policial interveio e pediu que as pessoas se afastassem, o que aumentou a tensão no local e gerou protestos de testemunhas.


