Entre os dias 1º e 10 deste mês, o curso de Reciclagem de Condutor Infrator, promovido pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran), contou com uma inovação: a inclusão de intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais). A medida tem como finalidade garantir que participantes surdos acompanhem integralmente as aulas em sua primeira língua.
“Esta é uma iniciativa que reforça a responsabilidade da autarquia em fortalecer as políticas públicas inclusivas no trânsito, garantindo que todos os usuários tenham acesso igualitário à informação, formação e orientações necessárias para a condução segura de veículos”, ressalta o diretor-geral do Detran, Marcu Bellini.
Para participar de uma turma com a presença de intérprete, o candidato precisa informar a sua necessidade especial e o domínio de Libras no momento da inscrição, na Escola Pública de Trânsito (EPT). Inicialmente, a medida está sendo oferecida de acordo com a demanda de alunos e a disponibilidade de profissional nas turmas dos cursos de Reciclagem de Condutor Infrator e de Atualização para Renovação da Carteira Nacional de Habilitação.
De acordo com a Diretoria de Educação de Trânsito (Direduc), a medida integra um conjunto de ações para tornar os serviços cada vez mais humanizados, acessíveis e democráticos, ampliando a participação das pessoas surdas na construção de um trânsito mais consciente e seguro para todos.
Com informações da Agência Brasília