Creches parceiras do GDF atendem mais de 1.600 crianças em regiões administrativas

A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, participou na manhã desta sexta-feira (6) da recepção em sete unidades de creches mantidas por organizações parceiras em Recanto das Emas, Água Quente e Brazlândia. A visita à Associação Beneficente Coração de Cristo (Cocris) visou fortalecer as parcerias com as organizações da sociedade civil (OSCs) e conhecer o atendimento às crianças.

“As creches públicas e parceiras são fundamentais para garantir o direito à educação desde os primeiros anos de vida. Elas acolhem as crianças, apoiam as famílias e contribuem diretamente para o desenvolvimento integral, permitindo que pais e responsáveis tenham segurança para trabalhar e planejar o futuro”, afirmou a gestora.

Seis unidades são mantidas pela Cocris: creches Arara Canindé, Sabiá do Campo, Beija-Flor e Cocris, em Recanto das Emas; Creche Pelicano, em Água Quente; e Creche Flamboyant, em Brazlândia. A Creche Rouxinol, em Água Quente, é gerida pela Associação Filantrópica Pai Abraão. Juntas, as instituições atendem mais de 1.600 crianças da educação infantil em parceria com a Secretaria de Educação (SEEDF).

Credenciada junto à SEEDF desde fevereiro de 2014, a Cocris oferece atendimento em tempo integral, das 7h às 17h, com quatro refeições planejadas por nutricionistas. O serviço é gratuito e inclui agenda escolar e uniformes, viabilizados por repasses da pasta. Em média, cada Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi) atende 191 crianças, enquanto unidades em prédios próprios acolhem 320 na matriz e 374 na Pelicano.

A coordenadora administrativa da Cocris, Analécia Loiola, destacou o reconhecimento às OSCs na atual gestão. “Nosso evento de hoje foi exatamente para agradecer à secretária Hélvia Paranaguá pela parceria na educação e pela importância que ela tem dado à educação infantil e às OSCs parceiras. Nunca fomos tão respeitados como estamos sendo agora, o que é um marco na história da educação”, disse.

Analécia enfatizou que o encontro simboliza a gratidão pelo trabalho conjunto. “Hoje fizemos um singelo gesto de agradecimento pelo trabalho prestado à educação, em nome da Associação Beneficente Coração de Cristo, que atende seis unidades, mais de 1.600 famílias e conta com mais de 300 colaboradores no Recanto das Emas, Água Quente e Brazlândia”, completou.

A educação infantil, primeira etapa da educação básica, é um direito de crianças de zero a cinco anos, focando no desenvolvimento integral. A SEEDF orienta o trabalho pedagógico pelo Currículo em Movimento da Educação Infantil, baseado no brincar, interação, cuidado e protagonismo infantil.

A pasta mantém atendimento via rede pública, Cepis geridos por OSCs, termos de colaboração e Cartão Creche, visando educação de qualidade, inclusiva e equitativa.

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Últimas Notícias
Categories

Assine para receber notícias

Cadastre seu email e receba todos os dias as nossas notícias em primeira mão.

plugins premium WordPress