Em alusão ao mês da primeira infância, celebrado em agosto, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Sobradinho promoveu, nesta sexta-feira (29), a ação comunitária “Vínculos Fortes – Infância e Proteção”. O evento reuniu cerca de 70 pessoas de famílias atendidas pela unidade, com foco no fortalecimento de vínculos familiares e na promoção de direitos das crianças.
A manhã foi marcada por uma programação diversificada, com apresentação musical, dinâmicas recreativas, entrega de brinquedos e kits de higiene bucal, além de lanches e lembrancinhas. Também foram repassadas informações sobre saúde bucal e sobre o funcionamento dos serviços prestados tanto pelo Cras quanto pelo Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Cecon) de Sobradinho, parceiro na organização da ação.
A iniciativa teve como objetivo principal estimular a convivência comunitária, o acesso à informação e a conscientização sobre o papel da família na proteção da infância. A especialista do Cras, Patrícia Goretti, conduziu um bate-papo com os participantes, abordando a importância dos vínculos familiares para o desenvolvimento infantil e a prevenção de situações de risco social.
“Promover momentos como esses é fundamental para fortalecer os vínculos entre as famílias na comunidade, levar informação correta e serviços públicos importantes, além de proporcionar momentos de alegria tão relevantes para a prevenção de risco social”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.
Para muitas famílias, como a da moradora Maria Antônia, que participou pela primeira vez de uma ação do Cras, o evento proporcionou aprendizado e integração. “Foi maravilhoso. Teve informação, brincadeiras, lanche, e meu filho conviveu com outras crianças, aprendeu sobre regras. Foi tudo muito bom”, contou.
A assistente social do Cras Sobradinho, Mythsuer Monsueth, também avaliou a importância da iniciativa: “Essas ações são essenciais para romper com a lógica do Cras como apenas um balcão de benefícios. Elas trazem reflexões necessárias sobre o papel da família como espaço de proteção e garantem acesso a direitos fundamentais, contribuindo para a prevenção da violência intrafamiliar”.
A ação contou com o apoio de diversas instituições parceiras, entre elas as Secretarias de Saúde, Cultura, Relações Institucionais, além do Banco de Brasília (BRB) e da própria comunidade local.
*Com informações da Agência Brasília