O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou nesta terça-feira (27) a primeira lista de convocação de atletas para a Paralimpíada de Inverno Milão-Cortina, na Itália, que terá início em 6 de março. A relação inclui cinco nomes, com mais dois a serem divulgados em 3 de fevereiro, totalizando o maior número de representantes do Brasil desde Beijing 2022, quando foram seis.
No esqui cross-country, o rondoniense Cristian Ribera e a paranaense Aline Rocha, atual campeão e vice-campeã mundiais, respectivamente, encabeçam a equipe. Eles serão acompanhados pelos estreantes paulistas Wellington da Silva, de 19 anos, e Elena Sena, de 22 anos. Aline e Cristian disputarão sua terceira Paralimpíada. A esquiadora foi a pioneira brasileira nos Jogos de Inverno em PyeongChang 2018 e obteve o sétimo lugar em Beijing 2022. Ribera, que estreou aos 15 anos em 2018 com o sexto lugar, terminou em nono em 2022.
Wellington e Elena se destacaram no ciclo de preparação com bons resultados em Copas Continentais. Em 2023, Elena conquistou o ouro no sprint na Noruega, enquanto Wellington levou a prata na mesma prova. Na Argentina, em Ushuaia, ele foi ouro em quatro eventos e ela prata nos mesmos.
No snowboard, o gaúcho André Barbieri representará o Brasil pela segunda vez, após debutar em Beijing 2022, onde terminou em 13º nas provas de cross e banked slalom.
Os atletas selecionados atenderam aos critérios estabelecidos pela Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), em parceria com o CPB.
Com informações da Agência Brasil

