A primavera começou no fim de setembro e marca a florada de algumas espécies de árvores coloridas, como o flamboyant, que se destaca em tons de vermelho, laranja e amarelo em meio ao marrom da seca de Brasília. O período de floração dessa espécie ocorre de outubro a dezembro, e a beleza das flores já pode ser observada pelos brasilienses em diversos pontos da capital.
Além das cores, a copa das árvores lembra o formato de um guarda-chuva robusto, com exemplares que podem alcançar até 13 metros de altura. Apesar de facilmente encontrada no Brasil, a planta é originária da ilha africana de Madagascar e foi introduzida em solo brasileiro no século 19, adaptando-se bem ao clima de Brasília.
A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) é responsável pela manutenção dessas árvores. Segundo o assessor Tiago Alencar de Araújo, o nome da espécie vem do francês e significa “flamejar”, em referência às cores vibrantes de suas flores.
“É uma espécie que as pessoas gostam muito pela floração exuberante que tem. Por ser uma árvore de raízes fortes e madeira menos densa, a Novacap recomenda o plantio longe de calçadas e postes, além de sempre dar atenção às podas regulares e outros cuidados”, destacou Tiago.
Normalmente, as flores aparecem entre outubro e o final do verão, mas podem ocorrer florações duplas quando as árvores percebem chuvas fora de época. Com crescimento rápido, alguns exemplares levam de três a seis anos para alcançar a primeira floração. A Novacap estima que existam cerca de 100 mil unidades da espécie em todo o Distrito Federal.
Na Asa Norte, a aposentada Risalva Carneiro Ferreira, 74 anos, observa dois grandes flamboyants perto de casa: um alaranjado e um amarelo, mais raro na região. “Quando eles florescem, ficam cheios, com folhas bem verdes após a chuva e muitas flores durante a seca. São lindos de ver”, comentou, destacando também a importância da sombra que as árvores proporcionam nos dias quentes.
Com informações da Agência Brasília