Conselho define prioridades e planeja ações para fortalecer políticas de gênero no DF

A quinta reunião ordinária do Conselho dos Direitos da Mulher do Distrito Federal (CDM-DF), vinculado à Secretaria da Mulher (SMDF), foi realizada nesta segunda-feira (6), na Escola de Governo (Egov), em formato presencial e online. O encontro teve como objetivo definir as principais ações e estratégias voltadas à promoção dos direitos das mulheres na capital do país.

Entre os temas debatidos estiveram a aprovação da ata da 3ª Reunião Extraordinária do CDM-DF 2025, a apresentação do relatório de participação da 5ª Conferência Distrital e Nacional de Políticas para as Mulheres e a definição da Comissão Organizadora e do Grupo de Trabalho responsável por elaborar o Planejamento Estratégico e o Orçamento do CDM-DF 2026.

A vice-governadora do DF, Celina Leão, destacou a relevância do Conselho na formulação de políticas públicas e na ampliação da participação feminina no desenvolvimento da capital. “A nossa finalidade é debater ações que assegurem a igualdade de gênero e a efetivação dos direitos das mulheres”, afirmou.

O colegiado conta com a participação de órgãos consultivos, como o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), o Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT), a Câmara Legislativa (CLDF), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Universidade de Brasília (UnB), além de incentivar estudos, debates e pesquisas voltados ao público feminino.

A presidente do Conselho e secretária da Mulher, Giselle Ferreira, ressaltou a importância do diálogo com a sociedade civil. “O Conselho tem um papel fundamental na construção de políticas públicas mais justas e eficazes. É a partir do diálogo com a sociedade civil que conseguimos desenvolver ações que acolhem e fortalecem as mulheres do Distrito Federal. Campanhas como Agosto Lilás e Outubro Rosa ajudam a transformar vidas e ampliam a procura pelos nossos equipamentos de atendimento”, disse.

Criado em 1988, o CDM-DF é um órgão consultivo e deliberativo com a missão de formular e propor diretrizes para ações governamentais voltadas à promoção da liberdade, igualdade de oportunidades e fortalecimento do protagonismo feminino nos âmbitos econômico, social, político e cultural do DF. O colegiado é composto por 12 representantes do poder público, incluindo secretarias da Mulher, Saúde, Educação, Pessoa com Deficiência, Economia, Justiça e Cidadania, Segurança Pública, Desenvolvimento Social, Governo, além da Casa Civil, Defensoria Pública e Instituto de Pesquisa e Estatística do DF (IPEDF).

Mais informações sobre o Conselho dos Direitos da Mulher estão disponíveis na rede social do colegiado.

Com informações da Secretaria da Mulher (SMDF)

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Últimas Notícias
Categories

Assine para receber notícias

Cadastre seu email e receba todos os dias as nossas notícias em primeira mão.

plugins premium WordPress