Carreta da Inclusão aproxima serviços públicos dos cidadãos com deficiência

A autônoma Jucilena Ferreira, 50 anos, descobriu nesta semana que tem direito a diversos benefícios do Governo do Distrito Federal (GDF) ao visitar a Carreta da Inclusão em São Sebastião. “Vim tirar uma dúvida sobre questões de saúde mental e descobri que tem muitas coisas que podem me ajudar. Vou voltar para casa com tudo encaminhado”, relatou. Ela conseguiu emitir a Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPcD), requerer o Passe Livre Especial e agendar perícia para obtenção de assistência federal.

O programa itinerante esteve em São Sebastião de terça-feira (30) até quinta-feira (2), no estacionamento do fórum, das 9h às 16h. A iniciativa, resultado da parceria entre as secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF) e da Pessoa com Deficiência (SEPD-DF), estreou no ano passado e já contabilizou mais de 11 mil atendimentos em regiões como Guará, Recanto das Emas, Samambaia, Gama, Santa Maria e Planaltina.

Entre os serviços oferecidos estão a emissão de CIPcD, Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA), Passe Livre Especial, atendimento jurídico gratuito da Defensoria Pública do DF, orientações psicossociais, inscrição em programas sociais e acesso a tecnologias assistivas. O espaço também conta com oficinas e experiências de lazer, como a Arena Gamer Inclusiva, com jogos adaptados.

Segundo Willian Ferreira da Cunha, secretário da Pessoa com Deficiência, o programa se inova a cada edição para atender demandas do público. “Trouxemos pela primeira vez o Tribunal Regional Eleitoral para atualização cadastral, evitando que as pessoas precisem se deslocar até um cartório”, destacou.

A Arena Gamer Inclusiva utiliza tecnologia para promover lazer e interação entre pessoas com diferentes tipos de deficiência. “A tecnologia consegue proporcionar o entendimento e o acesso àqueles que normalmente não teriam contato com determinados serviços”, explica Leonardo Sant’anna, secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Morador de São Sebastião, o vigilante Lucas Gomes, 26 anos, reforçou a importância da iniciativa. “Acessibilidade é a palavra chave. Não tive que me deslocar até o Plano Piloto, que seria difícil para mim devido a uma diferença no comprimento das pernas”, contou.

As próximas edições da Carreta da Inclusão ocorrerão em Sobradinho, de 14 a 16 de outubro, e em Brazlândia, de 4 a 6 de novembro.

Com informações da Agência Brasília

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Últimas Notícias
Categories

Assine para receber notícias

Cadastre seu email e receba todos os dias as nossas notícias em primeira mão.

plugins premium WordPress