Deputados distritais da base governista aguardam a formalização de uma reunião com o presidente do Banco de Brasília (BRB), Nelson Antônio de Souza, e com o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, na próxima sexta-feira (6), para receber orientações sobre como se posicionar em relação à crise da compra do Banco Master.
A informação foi confirmada ao Jornal de Brasília por distritais que pediram reserva quanto a suas identidades.
A intenção dos membros do Poder Executivo local é orientar a base governista, para que ela rebata as investidas da oposição. O primeiro passo ocorreu na sessão de abertura do Ano Legislativo, na terça-feira (3), quando representantes do Palácio do Buriti não compareceram à sessão solene e distritais que apoiam a atual gestão e foram favoráveis à compra do Banco Master pelo BRB não se manifestaram sobre as denúncias.
Mesmo após a sessão, um grupo de parlamentares permaneceu na sala de reuniões anexa ao Plenário da Câmara Legislativa. Ninguém quis falar ao fim do encontro.
Ainda segundo parlamentares que falaram com nossa reportagem, a princípio, será apresentado a eles a “real situação do BRB” e o que pode ser feito para reduzir os danos causados pelos prejuízos advindos de transações feitas durante a gestão do ex-presidente Paulo Henrique Costa com o Master.
Responsável
Um dos argumentos levantados por uma das fontes é de que a “culpa” é de Paulo Henrique Costa. O ex-presidente seria exclusivamente o responsável por toda a transação e por ter convencido o governador Ibaneis Rocha (MDB) e os parlamentares da base a aprovarem a compra do Banco Master, que não foi finalizada por interferência do Banco Central.
O mesmo será apontado como defesa da atual gestão do Palácio do Buriti, em relação a compra de papéis podres do Master, que podem ter causado um prejuízo de R$ 12 bilhões. Outro ponto a ser abordado é o uso do Tesouro do Distrito Federal para custear a recomposição R$ 5 bilhões do balanço do Banco de Brasília, determinado pelo Banco Central e que deve ser respondido no mesmo dia do encontro.


