A central brasileira Bruna de Paula foi indicada ao prêmio de melhor jogadora de handebol do mundo de 2025, anunciado nesta quinta-feira (22) pela Federação Internacional de Handebol (IHF). Nascida em Campestre, no sul de Minas Gerais, a atleta de 29 anos, que defende o Györ na Hungria, concorrerá com as norueguesas Katrine Lunde e Henny Reistad, atuais campeãs olímpicas e mundiais.
A votação pública online começará no próximo domingo (25), nos canais oficiais da IHF, e os votos dos torcedores representarão um terço do total. Bruna de Paula se destacou no Mundial de 2024, na Alemanha, onde anotou 33 gols em sete partidas pela seleção brasileira. Apesar da eliminação nas quartas de final, ela foi eleita a melhor jogadora do país e integrou a seleção da competição.
Em 2023, a mineira foi protagonista na conquista do heptacampeonato pan-americano nos Jogos de Santiago, no Chile. Sua carreira começou na infância em Campestre e, ainda adolescente, integrou a equipe de São José dos Campos (SP). Aos 19 anos, em 2016, mudou-se para a França, onde defendeu o Fleury Loiret e foi eleita a melhor jogadora estrangeira na primeira temporada.
Três anos depois, pelo Nantes, saiu como MVP ao marcar 68 gols. Em 2021, transferiu-se para o Metz, conquistando o título nacional e se destacando na Liga Europeia. No ano seguinte, no Györ, na Hungria, tornou-se bicampeã consecutiva da Liga dos Campeões da Europa, nos anos 2023/2024 e 2024/2025.



