O Campeonato Mundial de parabadminton terminou neste sábado (14), em Manama, no Bahrein. A participação brasileira chegou ao fim na última sexta-feira (13), com o paranaense Vitor Tavares conquistando a medalha de bronze nas duplas masculinas da classe SH6, para atletas de baixa estatura.
Vitor atuou ao lado do estadunidense Miles Krajewski. Na semifinal, a dupla perdeu para os chineses Lin Naili e Zeng Qingtao por 2 sets a 0, com parciais de 21/14 e 21/12. Como não há disputa de terceiro lugar, a parceria assegurou o bronze.
Essa é a mesma cor de medalha que o paranaense obteve na Paralimpíada de Paris, em 2024, mas na chave de simples. Desta vez, Vitor ficou distante da briga por medalhas na individual, sendo eliminado nas oitavas de final do Mundial pelo próprio Krajewski, seu parceiro de duplas. Ao todo, o brasileiro realizou oito jogos em Manama, com seis vitórias e duas derrotas.
Ao todo, 14 atletas representaram o Brasil no Mundial, que teve início no último dia 8 de fevereiro. Fora Vitor, os melhores resultados vieram das mulheres em classes para atletas com deficiências de membros inferiores, mas que andam.
Na disputa de simples da classe SL4, a maranhense Ana Carolina Coutinho e a paranaense Edwarda Oliveira atingiram as quartas de final. Mesma campanha da parceria entre a paulista Mikaela Almeida e a paranaense Kauana Beckenkamp nas duplas das classes SL3-SU5, que incluem atletas com deficiência de membros superiores.



