Avião do segundo voo de repatriação de brasileiros pousa em Beirute

A aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB), responsável por realizar o segundo voo de repatriação de brasileiros, pousou em Beirute, capital do Líbano, às 10h40 desta segunda-feira (7), horário de Brasília. O avião decolou de Lisboa durante a madrugada e, nesta etapa da Operação Raízes do Cedro, cerca de 200 pessoas, incluindo brasileiros e seus familiares próximos, serão repatriadas.

No último fim de semana, 228 brasileiros retornaram ao país, desembarcando na Base Aérea de Guarulhos (SP), onde foram recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O Ministério das Relações Exteriores estima que aproximadamente 3 mil brasileiros devem deixar o Líbano devido ao conflito entre Israel e o grupo extremista Hezbollah. Segundo o comandante da FAB, Marcelo Damasceno, cerca de 500 brasileiros podem ser repatriados por semana, embora esse número possa variar caso a situação no local se agrave. A operação envolve a coordenação entre a Força Aérea e o Itamaraty, com possível participação direta do presidente Lula. Se os ataques israelenses se intensificarem nas proximidades do aeroporto de Beirute, a aeronave da FAB aguardará o momento adequado para decolar e buscar os brasileiros.

Além do KC-30, com capacidade para 230 passageiros, a FAB também pode utilizar o KC-390, que transporta até 90 pessoas, como foi feito em missões anteriores de repatriação de brasileiros em Israel no ano passado.

Nessas operações, o governo brasileiro normalmente envia médicos e psicólogos para dar suporte aos repatriados.



Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Últimas Notícias
Categories

Assine para receber notícias

Cadastre seu email e receba todos os dias as nossas notícias em primeira mão.

plugins premium WordPress