Anunciadas no fim do mês passado, as obras de recuperação da pavimentação da Avenida Contorno, no Núcleo Bandeirante, já estão em execução. No momento, equipes trabalham para refazer a base da pista antes de receber uma nova camada asfáltica.
“Será uma capa em cima de uma base totalmente recuperada, porque, nessa região, o lençol freático é muito próximo da superfície. Então teve que refazer e tirar o asfalto velho, que já estava há mais de 50 anos sem fazer a troca. Agora, está sendo feito um serviço completo, não só a troca do asfalto, mas refazendo a base para poder receber o asfalto novo”, explicou o administrador regional, José de Assis.
Os trabalhos compreendem um trecho de 2,2 km e contam com investimento de R$ 3,7 milhões. A ordem de serviço foi assinada pelo governador Ibaneis Rocha em setembro, durante a inauguração da reforma da Praça Padre Roque, também no Núcleo Bandeirante.
Segundo José de Assis, a recuperação da Avenida Contorno era uma demanda antiga da população: “Entre as nossas principais avenidas, ela era a única que ainda não tinha recebido esse tipo de trabalho e o asfalto já estava bem deteriorado. Ela é uma via movimentada, por onde passam muitos carros, especialmente quem vem de Taguatinga em direção ao aeroporto”.
Moradores e frequentadores da região confirmam a necessidade da intervenção. O auxiliar de serviços gerais Carolino Lemos comentou: “É importante, estava precisando. A rua estava meio esburacada e estamos chegando em época de chuva, então isso já vai ajudar. A revitalização vai ser muito boa para a comunidade local, próxima de escola, rodoviária e postos de saúde”.
O mordomo Clóvis Ribeiro também elogiou as obras: “Já estava na hora. Está ficando bonito e espero que as coisas só venham a melhorar. Que bom que essa atenção está sendo voltada para essa situação das pistas do Núcleo Bandeirante”.
Outras obras
A recuperação da Avenida Contorno integra uma série de obras realizadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF) na região administrativa, que conta com cerca de 22,5 mil moradores. Desde 2019, foram investidos R$ 18,3 milhões em infraestrutura, incluindo a reforma da Feira Permanente, a ampliação do 25º Batalhão da Polícia Militar e a modernização do 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros.
Também foram realizadas melhorias em calçadas, recuperação asfáltica e modernização da iluminação pública, com a substituição por LED. “A praça, por exemplo, ganhou nova iluminação com mais postes, permitindo que famílias e jovens frequentem o espaço à noite com segurança. Antes, algumas áreas estavam escuras e inseguras. Agora, a comunidade realmente assumiu a praça”, destacou José de Assis.
Com informações da Agência Brasília