Os estudantes do 5º ano da Escola Classe 15 de Ceilândia (EC15) tiveram, nesta terça-feira (3), uma experiência diferente ao estar a 75 metros do chão, sob um dos principais cartões postais de Brasília, a Torre de TV. O passeio, realizado como parte do Projeto Brasília Monumental, visa proporcionar aos alunos da rede pública uma experiência educativa nos principais monumentos do DF, aproximando-os da vida política brasileira e facilitando a compreensão das instituições do país.
“A iniciativa teve início há seis meses, por meio de edital da Secretaria de Turismo (Setur-DF), e tem o objetivo de contribuir para a história de Brasília. Nosso foco é divulgar o turismo cívico e resgatar a história do Brasil para as crianças e os jovens”, explica o idealizador do projeto, Emerson Luiz Pereira.
Organizado pelo Instituto Tecnológico e Cultural Brasileiro (ITCB), o Brasília Monumental consiste em três etapas. A primeira envolveu palestras em escolas de diferentes regiões do Distrito Federal, como Recanto das Emas, Samambaia, Gama, Ceilândia e Taguatinga, com o objetivo de destacar a importância cultural e turística de Brasília.
A segunda etapa levou conversas sobre turismo cívico para outras capitais, como Palmas (TO), Goiânia (GO) e Campo Grande (MS), com foco em guias turísticos, agentes de viagens e diretores escolares. Ao longo do ano, foram realizadas cerca de 22 palestras, atendendo aproximadamente mil alunos.
Além de apresentar os monumentos, o projeto destaca a importância da preservação dos pontos turísticos. “Nossos palestrantes, que são entusiastas da cidade, viajam para outros estados para compartilhar a história de Brasília e reforçar a importância de não depredar os monumentos públicos, que são parte da história da cidade”, acrescenta Emerson.
A terceira etapa do projeto, que vai até esta sexta-feira (6), inclui visitas a outros importantes monumentos do DF, como o Memorial dos Povos Indígenas e o Museu da República. No sábado (7), a ação será aberta à comunidade.
Incentivo
Entusiasta de passeios escolares, o vice-diretor da Escola Classe 15 de Ceilândia, Ricardo Koziel, 59, foi o responsável por inscrever os alunos, entre 9 e 11 anos, na oportunidade. “A nossa escola é integral, então todas as crianças estudam 10 horas diárias, e essas saídas externas são fundamentais para o enriquecimento dos alunos, proporcionando uma interação direta com os locais. A proposta oferece uma verdadeira aula de história, arquitetura e identidade nacional”, afirma Ricardo.
Ele também destaca a facilidade do processo de inscrição: “O chamamento foi bem acessível, no site da regional, e não houve burocracia. Nos dias do evento, contamos com excelente infraestrutura, com equipe de apoio e brigadistas.”
Infraestrutura
Com o apoio de R$ 1 milhão da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF), o Projeto Brasília Monumental combina educação e cultura para promover o turismo cívico na capital. A vista panorâmica das Asas Sul e Norte e dos monumentos do Eixo Monumental, do alto da Torre de TV, encantou a estudante Ester Sophia Alves, de 10 anos.
“Eu adoro esses passeios, porque a gente estuda o dia todo. É legal sair um pouco da escola”, disse Ester, que já conhecia a Torre de TV. “Já fiz vários passeios pela escola e conheci grandes monumentos como esse, além do Congresso Nacional e da Catedral”, acrescentou, orgulhosa.
O colega de Ester, Estêvão Rodrigues, 11, também teve a oportunidade de visitar a Torre de TV e pretende levar a família, que ainda não conhece o local. “É um passeio muito legal, em que podemos apreciar nossa cidade querida. Vale a pena conhecer”, ressaltou.
O Projeto Brasília Monumental abrirá a ação à comunidade neste sábado (7). Para mais informações e inscrições, entre em contato pelo telefone (61) 98259-7207.