Mulheres que desejarem realizar o exame de HPV têm até esta quarta-feira (10) para se inscrever junto à Secretaria da Mulher (SMDF). A iniciativa, em parceria com o Projeto Marco e o Hospital Universitário de Brasília (HUB), prevê o atendimento de 50 participantes no Ambulatório de Ginecologia do HUB, oferecendo diagnóstico rápido, triagem e também tratamento oncológico.
Os atendimentos da ação de saúde dedicada à prevenção do câncer do colo do útero serão prestados na sexta-feira (12), no HUB, das 8h às 11h para o recrutamento e até às 17h para o atendimento médico. A atividade integra o Projeto Marco, pesquisa coordenada pela Fiocruz Brasília em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e outras instituições para testar estratégias inovadoras para o rastreamento da infecção pelo papilomavírus humano (HPV), principal causador da doença.
“Cuidar da saúde é um gesto de amor próprio”, enfatiza a governadora em exercício Celina Leão. “Essa ação reforça o quanto é importante que cada mulher dedique um tempo para si, para prevenir doenças e preservar a própria vida. Às vezes, uma atitude simples faz toda a diferença.”
As mulheres selecionadas devem ter entre 30 e 49 anos para o exame de HPV — um método que permite a coleta do material necessário para análise de forma prática e segura. As participantes que obtiverem resultado positivo no teste receberão atendimento médico no mesmo dia, com triagem e início do tratamento, reduzindo o tempo entre diagnóstico e cuidado efetivo.
“Muitas vezes a mulher cuida de todos, mas esquece de olhar para si”, avalia a secretária da Mulher, Giselle Ferreira. “Essa ação é uma oportunidade de colocar a própria saúde em primeiro lugar, com acolhimento e atenção. Prevenir é um ato de coragem e cuidado.”
A autocoleta tem se mostrado eficaz para ampliar a cobertura do exame preventivo, especialmente entre mulheres com dificuldades de acesso ao sistema de saúde. O Projeto Marco também utiliza tecnologias portáteis para diagnóstico imediato, garantindo agilidade e conforto no atendimento.
As inscrições devem ser feitas por meio do formulário online disponível neste link. As vagas são limitadas.
Com informações da Agência de Brasília