O corpo de Alexey Navalny foi finalmente entregue à sua mãe, Lyudmila, na cidade russa de Salekhard, uma semana após a morte suspeita do maior opositor do governo de Vladimir Putin, A informação foi divulgada neste sábado (24), pela porta-voz da família de Navalny, Kira Yarmysh.
O líder de oposição ao Kremilin morreu, no último dia 16, na penitenciária da região de Yamalo-Nenets, onde cumpria pena há cerca de três anos. Segundo a Rússia, durante uma caminhada. Mas o regime de Putin é acusado de matá-lo.
A demora para o envio do corpo foi tratada como “sequestro” pela mãe e a viúva de Navalny, Yulia Navalnaya. E o presidente dos Estados Unidos, Joe Diden, chegaram receber Yulia e sua filha, Dasha, em encontro no qual o líder americano destacou a “incrível coragem” de ambas e disse-lhes que não iria desistir da luta pela liberação do corpo e para manter viva a visão de um futuro melhor para a Rússia.
Kira Yarmysh disse que o funeral ainda está pendente. “Não sabemos se as autoridades irão interferir para que tudo seja feito como a família quer e como Alexey merece”, disse a porta-voz, ao agradecer àqueles que exigiram a liberação do corpo.
Alexey’s body was handed over to his mother. Many thanks to all those who demanded this with us.
Lyudmila Ivanovna is still in Salekhard. The funeral is still pending. We do not know if the authorities will interfere to carry it out as the family wants and as Alexey deserves. We…
— Кира Ярмыш (@Kira_Yarmysh) February 24, 2024
Oposição corajosa
Navalny foi condenado em agosto do ano passado a uma pena de 19 anos de prisão, acusado de criar e financiar um grupo de ativistas extremistas e de cometer outros crimes. Na ocasião, cumpria pena de outra condenação a 11 anos e meio de prisão, por fraude e outras acusações. E afirmava que as condenações foram motivadas por sua atuação política.
Sua prisão ocorreu em janeiro de 2021, após voltar da Alemanha, onde se tratou de suspeita de envenenamento, depois de expor a corrupção na cúpula governo da Rússia e de fazer campanha contra o partido de Putin, mobilizando os maiores protestos de oposição, nos últimos anos.
Veja o encontro de Biden com a família de Navalny:
Aleksey Navalny’s wife, Yulia, and daughter, Dasha, embody his incredible courage.
I was so proud to meet with them and tell them in person: We’re not letting up.
His vision for a brighter future for Russia will live on. pic.twitter.com/faovgDpm1x
— President Biden (@POTUS) February 24, 2024