Unidades móveis do Sesc-DF levam saúde gratuita ao MEC 

Quem passou pelo estacionamento do Ministério da Educação (MEC) nesta terça-feira (23) encontrou uma estrutura voltada ao cuidado com a saúde instalada no coração da Esplanada dos Ministérios. Em seu segundo dia de atendimentos, a ação promovida pelo Sesc-DF vem oferecendo consultas, exames preventivos, testes rápidos, serviços oftalmológicos e atividades educativas de forma gratuita para servidores, colaboradores e também para a população em geral.

A iniciativa segue até a próxima sexta-feira (26) e busca aproximar os serviços de saúde da rotina das pessoas, facilitando o acesso a exames e consultas que muitas vezes acabam sendo adiados por falta de tempo ou dificuldade de deslocamento. Foi exatamente essa praticidade que motivou a assistente administrativa Fabiana de Oliveira, de 49 anos, a procurar os atendimentos oferecidos pelas unidades móveis. 

whatsapp image 2026 06 23 at 16.19.24 (1)
Fabiana de Oliveira, 49 anos, assistente administrativa

Servidora que trabalha no Ministério da Educação, ela aproveitou a oportunidade para colocar os exames em dia sem precisar se ausentar do trabalho durante todo o dia. “Quando soube que os atendimentos estariam aqui, vim correndo. A facilidade é muito grande porque a gente não precisa se deslocar para outro lugar, pegar trânsito ou até mesmo faltar ao trabalho. A gente desce, faz a consulta e consegue retornar para as atividades rapidamente”, conta.

Ao longo do dia, Fabiana realizou o exame preventivo ginecológico, passou por consulta clínica e ainda agendou atendimento oftalmológico. Ela admite que não costuma fazer os exames preventivos com a frequência recomendada e que a presença da estrutura no local de trabalho foi decisiva para procurar atendimento.

“Eu não costumo fazer regularmente e por isso aproveitei essa oportunidade. Muitas vezes a gente precisa marcar consulta, pegar atestado, reorganizar toda a rotina. Aqui ficou muito mais fácil. Além disso, os profissionais estão de parabéns. Fui muito bem atendida em todos os setores, com muito cuidado e atenção”, relata.

A servidora destaca ainda que já conhecia a iniciativa de outras edições e aguardava o retorno do projeto. “Não é a primeira vez que participo. No ano passado eu estava de férias e não consegui vir, mas já tinha sido atendida anteriormente. Espero que continue acontecendo nos próximos anos porque faz muita diferença para quem trabalha aqui”. 

A estrutura montada pelo Sesc-DF reúne diferentes serviços voltados à promoção da saúde. A Unidade Móvel Saúde da Mulher realiza exames como mamografia e preventivo (Papanicolau), enquanto o Ônibus da Saúde oferece consultas médicas e de enfermagem, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e inserção de DIU. Já a Van Oftalmológica disponibiliza consultas e exames de refração para diagnóstico de problemas visuais.

Além dos atendimentos clínicos, a programação inclui palestras e oficinas sobre alimentação saudável, prevenção de doenças crônicas e qualidade de vida. Segundo a analista de saúde do Sesc-DF, Thaís Melo, a expectativa é atender cerca de 380 pessoas durante os cinco dias de ação, além de realizar aproximadamente 500 orientações de saúde e atividades educativas.

“Essa parceria é extremamente importante porque trazemos os serviços de saúde para dentro do ambiente de trabalho. Muitas pessoas acabam adiando consultas e exames por causa da rotina profissional. Quando levamos esse atendimento até elas, conseguimos ampliar o acesso à prevenção e ao cuidado com a saúde”, explica.

De acordo com Thaís, a oftalmologia costuma ser um dos serviços mais procurados nas ações realizadas pelo Sesc-DF, mas a demanda é alta em todas as áreas oferecidas. Ela ressalta ainda que os atendimentos não são exclusivos para servidores do MEC. “Todas as pessoas podem ser atendidas. O atendimento acontece conforme a procura e disponibilidade de vagas. Se houver capacidade de atendimento, qualquer cidadão que esteja passando pela região pode participar”, afirma.

Essa iniciativa do Sesc-DF faz parte do trabalho contínuo realizado pelas unidades móveis da instituição, que, ao longo do ano, percorrem diversas regiões administrativas levando serviços de saúde e ações educativas a diferentes públicos. Para saber os próximos lugares por onde a ação irá passar, a recomendação é acompanhar as páginas oficiais do Sesc. 

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Últimas Notícias
Categories

Assine para receber notícias

Cadastre seu email e receba todos os dias as nossas notícias em primeira mão.

plugins premium WordPress