A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) está usando drones para reforçar o combate à dengue em pontos considerados propícios à reprodução do Aedes aegypti. As ações ocorrem ao longo desta semana em várias regiões administrativas, como Santa Maria, Gama, Água Quente, Recanto das Emas, Plano Piloto, Park Way, Vicente Pires, Arniqueira, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Estrutural e Águas Claras, entre outras.
Segundo a SES-DF, a tecnologia tem sido útil para alcançar locais de difícil acesso, como encostas, áreas cercadas e até casas e comércios fechados, onde não é possível fazer contato com os responsáveis. Nesses casos, o drone também é usado para lançar larvicida em pontos específicos.
De acordo com o operador de drones Luciano Martins, o aparelho faz lançamentos pontuais e a equipe permanece em uma área próxima durante a operação. O trabalho segue os normativos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), com atenção a obstáculos como postes, fiação e pessoas.
Contratado em setembro do ano passado, o serviço prevê, ao longo de um ano, 18.420 atividades de mapeamento e identificação de focos do Aedes aegypti, além de 10.808 tratamentos de pontos de interesse.



