O governo de Israel divulgou um vídeo da mulher do antigo líder do Hamas, Samar Abou Zamar, em um túnel carregando uma bolsa Birkin. A bolsa de luxo em questão é da grife francesa, Hermès, O modelo original ostentado por Zamar custa US$32 mil (cerca de R$183,2 mil).
Conforme porta-vozes militares, outros itens estavam presentes no túnel como colchões, televisões e alimentos, contrastando com a situação da população de Gaza que sofre com a falta de recursos básicos.
A gravação foi feita entre os dias 6 e 7 de outubro de 2023, horas antes do ataque terrorista em Israel que culminou num conflito que dura até os dias de hoje. O vídeo sugere que o ex-líder do Hamas, Yahia Sinwar, junto a sua família estavam se preparando frente a uma possível retaliação de Israel.
Apesar do governo israelense estar com a gravação há meses, ela só foi exposta recentemente em razão da morte de Sinwar, em Gaza.
O vídeo faz parte de uma campanha israelense para enfraquecer a imagem de Sinwar, visto que, entre os palestinos o ex-líder do Hamas era visto como uma figura lendária. A campanha busca mostrar que enquanto a família do ex-líder do grupo terrorista era mantida em abrigos luxuosos a população local vivia sob a completa miséria.
O porta-voz do Exército israelense, Avichay Adraee, indagou de forma irônica se a esposa de Sinwar teria entrado no túnel com um bolsa luxuosa enquanto a população palestina não tem recursos para suprimentos básicos. segundo Avichay esse é um dos inúmeros exemplos do amor de Sinwar e sua esposa pelo dinheiro.
Veja o vídeo:
قادة حماس الفاسدين، مهما كانت هويتهم، لا يبالون بالثمن الذي يدفعه سكان غزة وبالخراب الذي جلبوه على رؤوسهم، فهم ينشغلون ببقائهم الشخصي فقط.
وكما يتبيّن بوضوح فطيلة المشوار لم يهتم السنوار إلا بنفسه وببقائه الشخصي. وتعدّ المبالغ المالية الضخمة التي احتفظ بها في كل مكان مكث فيه خير… pic.twitter.com/BbXLUJnJcO
— افيخاي ادرعي (@AvichayAdraee) October 19, 2024