GDF quer usar terrenos nobres e industriais para reforçar o caixa do BRB

Após quase 24 horas, deputados distritais, enfim, tiveram acesso ao projeto de lei do Governo do Distrito Federal enviou para injetar patrimônio no Banco de Brasília (BRB), após a compra de títulos podres do Banco Master, por meio da comercialização de imóveis públicos. A proposta autoriza o banco a vender, alugar ou criar fundos de investimento com terrenos estratégicos no SIA, Lago Sul, Taguatinga e Guará. O objetivo é garantir que a instituição cumpra as exigências do Banco Central e tenha mais fôlego para oferecer crédito e financiar políticas públicas.

​A medida permite que o GDF transfira terrenos da Terracap e da Novacap diretamente para o banco. Com isso, o BRB poderá transformar esses ativos em dinheiro vivo ou em garantias financeiras, assegurando sua solidez e capacidade de investimento na economia local.

Os terrenos que poderão ser comercializados serão:

​Brasília e Áreas Industriais (SIA/SAIN):
• ​SIA: Diversos lotes na Quadra 04 e áreas de serviço público (Lotes I e G).
• ​SAI/Norte: Área ocupada pela Polícia Militar.
• ​SAIN (Asa Norte): Terreno destinado à CEB.
• ​SMAS (Setor de Múltiplas Atividades Sul): Lote no Trecho 3.
Zonas Nobres e de Expansão:
• ​Lago Sul: SHIS QL 9, Lote B.
• ​Tororó: Áreas isoladas em Santa Bárbara e na região da Papuda.
Cidades Satélites (Guará e Taguatinga):
• ​Taguatinga: Lote no Centro Metropolitano (Quadra 03).
• ​Guará: Áreas 29 e 30 no Parque do Guará e Lote B no SIA/Sul.

Com o patrimônio reforçado, o BRB poderá emprestar mais dinheiro para empresas e cidadãos do DF. O governo espera ainda, com a venda ou exploração dessas áreas atrair novos shoppings, prédios comerciais e complexos logísticos.

Segundo a proposta, o banco ficará protegido contra crises, causada pela compra de.titulos do banco Master, mantendo-se dentro das regras rigorosas do Sistema Financeiro Nacional.

Por fim, o Poder Executivo local afirma que as áreas hoje paradas ou destinadas apenas a órgãos públicos passam a ter potencial de uso comercial e habitacional.

Oposição

Decano da Câmara Legislativa, o distrital Chico Vigilante (PT) protestou contra a matéria que deve ser lida em plenário na terça-feira (24). “O governo está querendo vender o.que não é dele.”

Deputados da base reclamaram que somente depois de saberem pela imprensa é que foram informados sobre as intenções do governo. “Só ficamos sabendo que o governo vai conversar com a gente na segunda”, reclamou o parlamentar que não quis se identificar.

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Últimas Notícias
Categories

Assine para receber notícias

Cadastre seu email e receba todos os dias as nossas notícias em primeira mão.

plugins premium WordPress