Enquanto o Carnaval anima as ruas de Brasília com música, blocos e multidões, há quem prefira uma experiência mais serena. É o caso da contadora Aline Molina, que viaja anualmente de Americana, em São Paulo, para visitar o Templo da Legião da Boa Vontade. Acompanhada da família, incluindo a mãe Olinda Molina, ela descreve o local como essencial para a renovação da alma e o equilíbrio emocional. “Eu falo que vir a Brasília e não visitar o Templo da Boa Vontade é como se não viéssemos para Brasília”, afirma Aline. Olinda reforça que o espaço ecumênico acolhe pessoas de todas as crenças e classes sociais, ajudando na saúde mental.
O Templo da Legião da Boa Vontade faz parte da Rota da Paz, roteiro turístico elaborado pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF). O miniguia destaca 12 pontos ligados à fé, cultura e espiritualidade, oferecendo opções tranquilas para visitantes durante o feriado. O secretário de Turismo, Cristiano Araújo, enfatiza a pluralidade de Brasília, que atende diferentes perfis com programação cultural, natureza, gastronomia e espaços religiosos. “A cidade oferece inúmeras opções para quem deseja aproveitar o período para descansar e recarregar as energias”, pontua.
Neste primeiro dia de Carnaval, o movimento no templo já era maior, segundo o embaixador Rafael Nora. “Muita gente visita o templo procurando justamente uma alegria diferente, uma alegria de internalizar esses sentimentos buscando um pouco dessa paz”, explica.
A rota inclui ícones como a Igreja Nossa Senhora de Fátima, conhecida como Igrejinha, projetada por Oscar Niemeyer em 1958, com painéis de azulejos de Athos Bulcão. Estudantes de arquitetura, como Elea Gomes, de Portugal, destacam a monumentalidade das obras. Outro destaque é o Santuário Dom Bosco, com vitrais azuis que remetem a um céu estrelado, e a Catedral Metropolitana de Brasília, símbolo da arquitetura moderna.
No Lago Sul, o Mosteiro de São Bento oferece silêncio e produtos artesanais como pães e licores. A Praça dos Orixás, patrimônio imaterial do DF, homenageia divindades africanas com esculturas de Tatti Moreno. Fora do Plano Piloto, opções incluem o Santuário Arquidiocesano Menino Jesus, em Brazlândia, e o Vale do Amanhecer, conhecido pelo sincretismo religioso.
A lista completa da Rota da Paz abrange: Templo da Legião da Boa Vontade, Templo Shin Budista Terra Pura, Igreja Nossa Senhora de Fátima, Santuário Dom Bosco, Busto de Mahatma Gandhi, Catedral Metropolitana de Brasília, Mesquita do Centro Islâmico, Mosteiro de São Bento de Brasília, Praça dos Orixás, Universidade Holística Internacional da Paz, Santuário Arquidiocesano Menino Jesus e Vale do Amanhecer.
Com informações da Agência Brasília



